Dosimetria de ruído: saiba o que é e entenda a importância!

Dosimetria de ruído: saiba o que é e entenda a importância!

A dosimetria de ruído é um procedimento adotado na mensuração e qualificação dos ambientes de trabalho, com relação à exposição a níveis preocupantes ou adequados, de ruídos medidos em decibéis (dB).

Pré-definido em normativas técnicas e regulamentadoras expedidas pelo Ministério do Trabalho, além de alinhada com boas práticas gerenciais e de mercado, este procedimento permite a configuração de cenários seguros à saúde de colaboradores e equipes.

A pedido da SSO Ocupacional o time de especialistas em Saúde Ocupacional elaborou este artigo abordando tudo sobre a dosimetria de ruído: o que é, qual a sua importância, como é realizada e quais os benefícios para a sua empresa.

Continue no artigo e saiba tudo sobre o assunto!

O que é dosimetria de ruído?

Consiste em procedimento de avaliação da exposição do indivíduo a níveis de ruído durante a realização de suas atividades no contexto do trabalho. As cargas de ruídos são mensuradas por um dispositivo chamado dosímetro.  

Este aparelho portátil é carregado pelo trabalhador ao longo de sua jornada de trabalho, medindo em períodos pré-determinados os níveis de ruídos em decibéis (dB). Desse modo, é possível identificar a exposição e avaliar a sua adequação ou inadequação de acordo com normativas técnicas.

Qual a sua importância?

A importância deste procedimento consiste na identificação de níveis preocupantes ou prejudiciais à saúde do trabalhador no contexto de suas atividades regulares. A partir dos dados, é possível quantificar e qualificar a exposição ao ruído em relação aos padrões estabelecidos como saudáveis.

Por isso, a realização dos procedimentos de medição da exposição ao ruído previne cenários prejudiciais à saúde do trabalhador, assim como permite às empresas a definição de estratégias em Saúde Ocupacional e de enquadramento em normas reguladoras expedidas pelo Ministério do Trabalho.  

Como a dosimetria de ruído funciona?

A partir de um dispositivo chamado dosímetro, os níveis de ruído presentes nas zonas de trabalho são mapeados e registrados em intervalos de tempo pré-determinados. A partir desta medição é possível avaliar a intensidade do som e sua capacidade de gerar danos ao sistema de percepção auditiva.

Este dispositivo é carregado pelo trabalhador ao longo de suas atividades, por entre zonas de trabalho. Em intervalos pré-definidos, o medidor é acionado e capta os índices de vibração sonora medidas em níveis de decibéis (dB).

A partir de quadros e tabelas pré-estipuladas e definidas em estudos científico-acadêmicos no campo da saúde humana, os níveis são qualificados como adequados e em respeito aos parâmetros não prejudiciais, ou, ao contrário, preocupantes.

Como o cálculo dos decibéis é feito?

Dosimetria de ruído: saiba o que é e entenda a importância!

 

O cálculo de decibéis é realizado com base na relação quantificada entre nível de exposição (NE), dose diária de ruído (D) e tempo de duração da jornada de trabalho, medido em minutos (Te).

Estas variáveis são dispostas em equação pré-estabelecida capaz de informar, em porcentagem, os níveis de ruídos ao qual o trabalhador está sujeito ao longo de sua jornada de trabalho convencional em 8 horas.

A Norma de Higiene Ocupacional 01 (NH-01), expedida pelo Ministério do Trabalho em 2001, determina parâmetros e métodos de avaliação da exposição do trabalhador a níveis de ruído, qualificando a faixa de ruído aceitável e inaceitável.

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Por que realizar a dosimetria de ruído é importante para minha empresa?

A realização de procedimentos de dosimetria de ruído pelas empresas apresenta uma gama de vantagens e importância, tendo em vista desde a preservação da saúde de colaboradores até a percepção de mercado da empresa.

A atenção preventiva e ativa das empresas com a saúde de colaboradores e equipes implica na manutenção de ambientes de trabalho saudáveis ao exercício das atividades cotidianas, assim como na percepção geral das empresas como responsáveis e atentas a valores essenciais na atualidade.

Desse modo, sob o aspecto gerencial e diretivo, possibilitar ambientes seguros e saudáveis também impacta em outros aspectos, por exemplo, a percepção da marca (branding), valor de mercado (valuation) e alinhamento com aspectos sociais no ambiente corporativo (ESG).

Saúde dos colaboradores

Possibilitar cenários seguros à saúde de colaboradores e equipes é um dos valores essenciais a qualquer empresa. Sob o aspecto da prevenção de acidentes ou contexto de agravo à saúde, assim como da criação de espaços de baixa vulnerabilidade ou exposição a riscos.

A atenção preventiva impacta a organização do ambiente de trabalho e se estende ao âmbito operacional. Possibilitando, indiretamente, ganhos de produtividade pela percepção de bem-estar dos colaboradores.

Adequação às Normas regulamentadoras

Atender e respeitar as normas regulamentadoras respectivas à saúde de trabalhadores, assim como qualquer outro aspecto legal, implica em estado de segurança operacional e jurídica das empresas.

Por isso, é fundamental realizar a dosimetria de ruído e estar de acordo com todo o escopo normativo respectivo à implementação de ambientes seguros e saudáveis de trabalho.

Qual empresa contratar para realizar a dosimetria de ruído?

Vale destacar que o procedimento de dosimetria de ruído deve ser realizado, sempre, por profissionais qualificados, com expertise de mercado e capazes de identificar cenários prejudiciais à saúde de trabalhadores tendo em vista normas técnicas e boas práticas.

Desse modo, é fundamental a contratação de empresas especializadas e com pessoal qualificado para a realização de procedimentos de mensuração dos níveis de exposição a ruídos.

A SSO Ocupacional conta com uma equipe de profissionais expert em Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho, atendendo clientes de diversos portes e segmentos da economia, prestando serviços de excelência.

Entre em contato com nosso time de atendimento e confira as nossas condições!

Conclusão

Dosimetria de ruído: saiba o que é e entenda a importância!

 

A realização de procedimentos de dosimetria de ruído permite à gestão das empresas mapear e compreender cenários de potencial risco à saúde dos colaboradores, assim como implementar práticas preventivas e de cuidado social com as equipes e trabalhadores.

Sob o aspecto legal, o procedimento é determinado em normativas técnicas que definem e estabelecem metodologias de realização e avaliação dos índices mensurados. Desse modo, a dosimetria de ruído é realizada por profissionais qualificados e com expertise de mercado.

A SSO Ocupacional é especializada em Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho, realizando procedimentos e emitindo laudos que asseguram o alinhamento de sua empresa com as melhores práticas de mercado e normativas técnicas.

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