AVALIAÇÃO PSICOSSOCIAL – NR-35 (TRABALHO EM ALTURA)
O que é:
A Avaliação Psicossocial refere-se a análise realizada de acordo com critérios dos profissionais de Psicologia, como parte dos exames periódicos complementares, através da utilização de instrumentos denominados testes psicológicos, elaborados e reconhecidos cientificamente pelo Conselho Federal de Psicologia.
Para que serve:
Nos trabalhos realizados em altura, especificamente acima de 2 metros com risco de queda, há uma grande demanda relacionada aos fatores psicossociais, ou seja, características do trabalho que agem como “estressores”, ou seja, implicam em grandes exigências físicas e psíquicas combinadas com recursos pessoais insuficientes para o enfrentamento. O principal objetivo da Avaliação Psicossocial é identificar, avaliar e orientar quanto aos aspectos da personalidade e cognitivos analisados de forma individual para o alcance maior em Saúde Ocupacional que é a prevenção dos danos físicos, emocionais e sociais dos colaboradores.
Os benefícios:
Para as empresas que atuam no ramo de atividades relacionadas aos trabalhos em altura, ao manter a conformidade em relação a Norma Regulamentadora (NR-35), evita a autuação de encargos e multas, bem como, a prevenção dos Acidentes de Trabalho.
AVALIAÇÃO PSICOSSOCIAL – NR-33 (SEGURANÇA E SAÚDE NOS TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS)
O que é:
A Avaliação Psicossocial será realizada como instrumento de estudo da personalidade, bem como, dos aspectos cognitivos como a atenção concentrada e a atenção alternada para análise do grau de recursos pessoais para o enfrentamento dos agentes considerados potenciais causadores de danos à saúde física, emocional e social dos colaboradores.
Para que serve:
Em função da diversidade de locais que são considerados espaços confinados, ou seja, não foram projetados para a ocupação humana, é exigido por lei que o empregador informe ao trabalhador, os riscos existentes antes de entrar ao local de trabalho, os quais podem ser, redes e galerias subterrâneas, tanques, bueiros, caixas d’águas, caldeiras, silos, porões de navios, dentre outros , com difícil acesso e com pouca ou nenhuma ventilação.
Os benefícios:
Para as empresas que atuam no ramo de atividades relacionadas aos trabalhos em espaços confinados, ao manter a conformidade em relação a Norma Regulamentadora (NR-33), evita a autuação de encargos e multas, bem como, a prevenção dos Acidentes de Trabalho.
CONSULTA PSICOLÓGICA
que é:
Entrevista individual realizada por profissional habilitado em Psicologia para análise, aconselhamento e encaminhamentos de problemas relacionados ao comportamento humano.
Para que serve:
Apoio psicológico e orientação para problemas emocionais, distúrbios de comportamento, psicodiagnóstico, conflitos pessoais e profissionais.
Os benefícios:
Aconselhamento e apoio psicológico para o enfrentamento dos fatores psicossociais relacionados ao trabalho, bem como, conflitos pessoais e familiares.
ERGONOMIA COGNITIVA
O que é:
Especialidade que realiza estudo referente ao grau de esforço mental exigido em algumas profissões.
Para que serve:
Avaliar a capacidade de memorização, atenção, percepção e demais processos cognitivos relacionados às atividades laborais.
Os benefícios:
Proporcionar condições de bem estar no trabalho, redução nos níveis de stress, além de melhorar a performance cognitiva dos colaboradores.
ELABORAÇÃO DO PERFIL PROFISSIOGRÁFICO
O que é:
Trata-se de uma ferramenta que auxilia no levantamento das características psicológicas para traçar o perfil mais adequado para determinada função.
Para que serve:
Através da entrevista com os gestores de áreas, verifica-se quais os conhecimentos técnicos, habilidades e aptidões estão presentes em uma pessoa para que tenha um bom desempenho em suas atividades profissionais.
Os benefícios:
Queda nos índices de absenteísmo, redução de doenças ocupacionais e prevenção dos acidentes de trabalho.
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA BREVE
O que é:
Refere-se a avaliação com uso de testes, as principais funções neuropsicológicas realizadas por profissional Neuropsicólogo habilitado.
Para que serve:
Avaliar as funções cognitivas do comportamento humano como: atenção e concentração, percepção visual, memórias, linguagem oral e escrita, habilidades visuoconstrutivas e as funções executivas.
Os benefícios:
Indicada para funções que exijam alta performance cognitiva dos colaboradores, por exemplo, pilotos de aeronaves, condutores de veículos (trem, metrô), operadores de máquinas, dentre outras.
EXAME PSICOLÓGICO
O que é:
Realizado por Psicólogos habilitados para análises de processos psicológicos e perfil de personalidade.
Para que serve:
Verificar a aptidão psíquica para determinada função, por exemplo, após transferência de cargos, alterações no desempenho profissional, atestado psicológico, dentre outros.
Os benefícios:
Eficácia na adequação do colaborador ao cargo pretendido, redução na rotatividade dos colaboradores.
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
O que é:
É uma ferramenta que auxilia na reflexão sobre as questões relacionadas a escolha profissional.
Para que serve:
Auxiliar no levantamento das aptidões e habilidades pessoais relacionados as variadas áreas de atuação como tecnológicas, assistenciais, artísticas, dentre outras.
Os benefícios:
Satisfação pessoal e melhor desempenho no exercício das atividades laborais.
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL
O que é:
É um processo realizado para se verificar as habilidades pessoais e profissionais para determinado cargo ou função em diferentes áreas de trabalho.
Para que serve:
O principal objetivo é o ajuste entre as habilidades pessoais e as atribuições exigidas para o cargo ou função.
Os benefícios:
Eficácia na adequação dos postos de trabalho, melhor desempenho, redução nos índices de doenças ocupacionais e de acidentes do trabalho.
AVALIAÇÃO DA MEMÓRIA
O que é:
Esta avaliação é realizada por profissional Neuropsicólogo habilitado de modo individual com a utilização de instrumentos validados para esta finalidade.
Para que serve:
Em algumas atividades de trabalho é imprescindível algumas funções cognitivas, dentre elas, a memória do trabalho, também conhecida como memória de curta duração, ou seja, a capacidade ou não em se recuperar uma informação em curto período de tempo.
Os benefícios:
Para o ambiente corporativo é importante para o colaborador que exerce atividade com uma sobrecarga maior de informações a serem retidas, evitando-se principalmente os riscos de acidentes do trabalho.
AVALIAÇÃO DO SOFRIMENTO PSÍQUICO
O que é:
O sofrimento psíquico refere-se aos transtornos psíquicos como o esgotamento profissional (Síndrome de Burnout), Depressão, Transtornos de ansiedade, Stress, dentre outros.
Para que serve:
Através da avaliação de instrumentos psicológicos na análise dos recursos pessoais, bem como, levantamento das condições insalubres de trabalho que podem causar danos psíquicos a saúde mental dos colaboradores.
Os benefícios:
Diminuição nos índices de absenteísmo e nos afastamentos causados pro doenças ocupacionais, além de proporcionar sentimentos de mais segurança e harmonia no ambiente profissional.
CONSULTORIA EM COMPORTAMENTO SEGURO
O que é:
O comportamento seguro faz parte das atividades relacionadas a Psicologia da Segurança do Trabalho, cujo significado é o estudo e a aplicação do componente segurança na conduta humana.
Para que serve:
Identificar os riscos potenciais de acidentes através de modelos de análises da conduta, os elementos que poderão ocasionar as condutas inseguras e os que sustentam os seguros.
Os benefícios:
Redução nos índices de acidente de trabalho e maior conscientização para o fator pessoal de insegurança.
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO
O que é:
Este treinamento é direcionado para os profissionais que ocupam cargos de liderança, supervisores, gestores e chefias.
Para que serve:
O principal objetivo deste treinamento é o levantamento das habilidades de relacionamento interpessoal existentes e os potenciais a serem desenvolvidos, numa abordagem da andragogia.
Os benefícios:
Melhor desempenho nos trabalhos realizados em equipes.
REABILITAÇÃO PROFISSIONAL
O que é:
Trata-se de uma intervenção clínica individual direcionadas às pessoas que em decorrência de alguma doença ou acidente de trabalho comprometeu alguma função do ponto de vista cognitivo.
Para que serve:
É realizada inicialmente uma avaliação neuropsicológica com objetivo de levantamento das funções cognitivas preservadas em relação às que precisam ser estimuladas através de exercícios e jogos educativos.
Os benefícios:
Do ponto de vista pessoal, o restabelecimento das funções cognitivas que foram comprometidas. Para as empresas a possibilidade de retorno ao mesmo posto de trabalho ou na mudança de função.
AVALIAÇÃO EM SAÚDE MENTAL NO TRABALHO
O que é:
Esta avaliação é realizada individualmente através de testes psicológicos de uso exclusivo de Psicólogos habilitados.
Para que serve:
O principal objetivo da avaliação em saúde mental é verificar o grau de comprometimento psíquico como: nível de ansiedade, depressão, stress, relacionados ao trabalho.
Os benefícios:
Facilitar o diálogo sobre a prevenção de doenças mentais relacionadas ao mundo corporativo.
CONSULTORIA EM ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO
O que é:
Atendimento individualizado para os colaboradores que tiveram sofrimento emocional decorrente de assédio moral no trabalho.
Para que serve:
Apoio psicológico e orientação nos casos confirmados de assédio moral no ambiente de trabalho.
Os benefícios:
Para as empresas podem ser realizados os treinamentos de “Ajustamento de Conduta”.
PSICOLOGIA & XADREZ PARA EXECUTIVOS
OBJETIVO
O Xadrez atualmente faz parte da categoria “Esportes da Mente”, além dos benefícios relacionados ao aprimoramento dos domínios cognitivos (atenção, concentração, raciocínio lógico, controle inibitório, dentre outros), propomos neste programa de treinamento, utilizar o estudo das jogadas, táticas e estratégias do xadrez no aperfeiçoamento de habilidades sociais relacionadas ao ambiente corporativo:
- Controle emocional e da impulsividade;
- Liderança e gestão de pessoas;
- Pensamento estratégico;
- Tomadas de decisão;
- Trabalho em Equipe.
BENEFÍCIOS PARA AS EMPRESAS
Resulta em profissionais mais conscientes de suas responsabilidades, desenvolvimento de atitudes assertivas, visão mais crítica e melhor adequação no relacionamento com os demais colaboradores.
BENEFÍCIOS PARA OS COLABORADORES
Estimulação cognitiva para a tomada de decisões, autonomia, autoconhecimento das potencialidades e das limitações, desenvolvimento no raciocínio lógico e na resolução de problemas.
Este programa foi desenvolvido principalmente para funcionários que exerçam cargos de liderança e gestão de pessoas (Chefias, Coordenadores, Supervisores, Gerentes e Diretores), com conhecimento prévio ou não sobre as regras do jogo de xadrez.
.OBJETIVO
Propomos de acordo com o perfil e interesse da empresa.
Será realizada a Avaliação Neuropsicológica de cada participante deste programa antes e após o treino com o xadrez reaplicaremos os testes psicológicos e neuropsicológicos com objetivo de comparação da performance e realizaremos a devolutiva individualmente.
O local de treinamento poderá ser realizado nas instalações da empresa ou da própria SSO Medicina Ocupacional, em dias e horários definidos em comum acordo.
MÍRIAM CRISTINA ZAIDAN MOTA
Neuropsicóloga, enxadrista, atuação na empresa SSO Medicina Ocupacional na área de Psicologia do Trabalho.
Realizou trabalho de consultoria empresarial com o xadrez na empresa AES Eletropaulo.
Membro do grupo de pesquisas em Saúde Mental e Psiquiatria Ocupacional no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (IPq-HCFMUSP).
LEO PASQUALINI DE ANDRADE
Psicopedagogo com especialização em Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva. Mestrando em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) pelo IFPR.
Trabalhou com estimulação cognitiva com dependentes químicos no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (IPq-HCFMUSP).
AVALIAÇÃO COGNITIVA PARA O E.SOCIAL
O QUE É?
A avaliação cognitiva faz parte da análise dos tópicos relacionados do e.social, na relação existente entre os colaboradores e seus respectivos postos de trabalho.
O objetivo é avaliar as principais funções cognitivas e comportamentais relacionadas aos processos laborais como:
- Memória do trabalho ou de curto prazo;
- Atenção e concentração;
- Tomada de decisões;
- Percepção;
- Controle inibitório;
- Velocidade de Processamento;
- Nível do stress;
- Ansiedade;
- Depressão.
BENEFÍCIOS PARA A EMPRESA
Para as empresas podemos considerar a redução do índice de absenteísmo, maior produtividade à medida que o colaborador realiza suas tarefas com mais empenho e disposição, bem como, diminuição dos afastamentos causados por doenças ocupacionais e/ou acidentes de trabalho.
BENEFÍCIOS PARA O COLABORADOR
Para os colaboradores a importância em se avaliar os domínios cognitivos reflete o cuidado por parte da empresa em seu bem-estar no trabalho e no seu desempenho profissional, bem como, o conhecimento do diagnóstico neuropsicológico das principais funções cognitivas acima citadas.
Além da devolutiva dos resultados nos testes psicológicos será realizada a orientação psicológica de forma individualizada e sigilosa.