Consulte a SSO. Realizamos Ensaio de Vedação quantitativo em Máscaras N95.
Esteja preparado com um plano completo de proteção respiratória na sua empresa.
Gerenciando o Controle de Infecções.
O rápido ritmo do recente surto de gripe A (H1N1) tem sido um choque para muitos profissionais de saúde, e tem sido foco na proteção respiratória em profissionais de saúde. Hospitais que foram vigilantes na implementação de um Programa de Proteção Respiratória (PPR) requerido pela Fundacentro devem ficar orgulhosos. Aqueles que ainda precisam implementar um programa têm a sorte de que o H1N1 seja (atualmente) não mais virulento.
A implementação adequada de um Programa de Proteção Respiratória em toda a organização requer coordenação e cooperação entre controle de infecção, saúde ocupacional e profissionais de higiene ocupacional. Os administradores de saúde conscientes sabem que um programa de proteção respiratória tem muito mais do que apenas a conformidade regulamentar. Eles têm que saber que a proteção está realmente sendo entregue ao profissional de saúde e que os trabalhadores estão confiantes que seus respiradores funcionam. É aqui que entra o Ensaio de Vedação ou FIT TEST no respirador.
Existem vários tipos de respiradores que usam filtro N95.
Falaremos aqui especificamente dos respiradores aprovados N95, como os comumente usados em hospitais e outras instalações de saúde. Por simplicidade, eles serão chamados de respiradores N95.
Um teste de vedação é usado para avaliar se um tipo, modelo e tamanho específicos de respirador podem indivíduo específico. Em todos os casos, o indivíduo deve ser testado na mesma marca, modelo e tamanho respirador que eles vão usar mais tarde. A OSHA exige que o teste de ajuste seja repetido anualmente. Se a sua organização mudar para um modelo de respirador diferente, o teste de ajuste precisará ser novamente realizado. O Ensaio de Vedação também deve ser repetido no caso improvável de que o rosto de uma pessoa mude durante o ano, talvez devido a uma mudança significativa de peso.
Uma razão ainda mais importante para o teste de vedação é garantir que um indivíduo saiba como colocar e usar o respirador. Um respirador de tamanho adequado fornecerá pouca proteção se não for usado corretamente. O treinamento do respirador inclui instruções sobre como ajustar as cintas do respirador e como realizar as verificações obrigatórias do usuário. O teste de vedação é feito
para garantir que o conhecimento de treinamento seja mantido e usado de maneira apropriada.
Apesar das afirmações em contrário, não é possível simplesmente olhar para uma pessoa usando um respirador N95 e dizer se foi colocado corretamente. Uma coisa que é frequentemente negligenciada é a interferência causada pelo óculos de proteção, por exemplo. Conseguir um respirador N95 que sele corretamente enquanto se usa um óculos de proteção não é fácil. O respirador e os óculos competem pelo mesmo espaço no nariz, e um ajuste deve ser realizado.
Não é possível olhar para uma pessoa e determinar se existem interferências indutoras de vazamentos. Estas são as razões pelas quais é extremamente importante que o operador do Ensaio de Vedação não ajude a pessoa no momento do Teste. O teste de vedação não é o momento de ensinar uma pessoa a colocar um respirador. Os funcionários devem aprender como usar o respirador antes da sessão de Fit Test.
Ao realizarmos um treinamento de PPR, garantimos que a pessoa saberá como usar o respirador corretamente, saberá como usar acessórios interferentes, e por último, saberá escolher o tamanho de respirador que é apropriado para ela com as suas características faciais. Se o operador do teste fornecer assistência, ninguém nunca saberá se esse funcionário aprendeu a usar o respirador corretamente.
Pense no FIT TEST (Ensaio de Vedação) como um exame final. O funcionário recebe treinamento e, em seguida, é realizado um teste de vedação para que verifique se a pessoa realmente aprendeu o que foi ensinado. Sem um teste de vedação, não há absolutamente nenhuma maneira de saber se a pessoa é capaz de atingir o nível de proteção esperado do respirador.
O treinamento anual do respirador e o Teste de Vedação (FIT TEST) subsequente são inseparáveis.
A questão do absenteísmo dos profissionais de saúde no caso de uma pandemia tem sido uma causa para preocupação. As indicações são de que uma percentagem alarmante de profissionais de saúde simplesmente não aparecem para o trabalho durante um surto contagioso, devido em grande parte à preocupação com a sua própria saúde e / ou da sua família. Uma maneira de maximizar a participação dos profissionais de saúde durante esse evento é incutir confiança no uso de respiradores N95. Um forte programa de proteção respiratória que inclui o treinamento completo do respirador e a verificação da competência de colocação (isto é, um teste de ajuste) ajudarão os dedicados profissionais de saúde a terem a coragem necessária de irem trabalhar, apesar do risco.
Debate sobre a eficácia dos respiradores N95 em ambientes de saúde continua, mas não há dúvida de que o teste de ajuste funciona. Estudos demonstraram que os usuários de respiradores que foram testados os níveis de proteção excedem em muito aqueles que não foram testados. Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional (NIOSH) em 2007 foi especialmente revelador. O estudo explorou os níveis de proteção fornecidos pelos respiradores N95 com e sem Ensaio de Vedação, pelo método quantitativo e descobriu que elas não oferecem proteção a todos.
Tem sido sugerido que as organizações de saúde devem ter um “plano de testes rápidos” pronto caso ocorra um bioterrorismo ou um evento pandêmico. Isso é totalmente absurdo. Fornecer treinamento de respiradores e o Ensaio de Vedação para o número necessário de profissionais de saúde não é algo que pode ser feito rapidamente, especialmente quando eles são simultaneamente necessários para cuidar de uma enxurrada de pacientes infecciosos. Se uma catástrofe ocorrer, um plano de proteção respiratória, treinamento de respiradores e Ensaios de Vedação serão tarde demais.
Especialistas têm nos dito há algum tempo que uma pandemia pode nos atingir a qualquer momento. Agora que nós experimentaram a velocidade impressionante com a qual a SARS e os novos surtos de gripe, as organizações de saúde precisam analisar de perto seu programa de proteção respiratória para que verifiquem se eles estão realmente prontos. Os administradores de serviços de saúde precisam garantir que seus funcionários tenham o treinamento e proteção necessária.