Saúde Ocupacional: o que é, vantagens, exemplos e mais!
A Saúde Ocupacional (SSO) é um campo de práticas, conceitos e procedimentos empregados nas empresas, com objetivo de promoção dos níveis de segurança ocupacional, gerenciamento de riscos e melhoria na qualidade de vida e bem-estar no ambiente de trabalho.
Para isso, equipes multiprofissionais atuam de maneira integrada, visando identificar, analisar, compreender e implementar programas e ações com impactos positivos tanto para a empresa quanto para os colaboradores.
Por exemplo, a adequação das empresas às normas do trabalho, maior segurança jurídica, assim como maior atenção à saúde física, mental e às relações sociais no ambiente de trabalho.
Neste artigo exclusivo a SSO Ocupacional explica o conceito, as importâncias, as atividades e vantagens da saúde ocupacional. Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!
Saúde ocupacional: o que é?
Saúde Ocupacional (SSO) pode ser definida como um campo de abordagens e conhecimentos multidisciplinares que, em seu emprego, visam a promoção e manutenção da saúde do trabalhador.
Por este aspecto, o conceito de saúde amplia-se de modo a contemplar as diversas esferas da vida humana. Especificamente, a física, mental e social que, de maneira integrada, provocam a melhoria na qualidade de vida e bem-estar das pessoas.
As estratégias adotadas por este campo de conhecimento e prática englobam aspectos como a prevenção de acidentes de trabalho, assim como a adaptação do ambiente de trabalho considerando-se aspectos ergonômicos e, inclusive, a saúde mental.
Qual a importância e objetivos da saúde ocupacional na empresa?
A importância deste campo encontra-se na melhoria e promoção da qualidade de vida dos colaboradores e na qualificação contínua do espaço, das relações e condições de trabalho nas empresas.
Esta perspectiva tem como fundamento os direitos fundamentais da pessoa, que se estendem ao campo do trabalho e devem ser observados pelas empresas. Por exemplo, o direito de ter acesso e usufruir de bens e serviços relacionados à promoção da saúde.
Neste aspecto, um dos objetivos principais da Saúde Ocupacional (SSO) é a promoção, por meio de ações objetivas e fundamentadas legalmente, dos níveis de segurança ocupacional, de bem-estar laboral e de melhoria na qualidade de vida.
Por este aspecto, profissionais de diversos campos do saber atuam de maneira conjunta de modo que o ambiente de trabalho esteja em sincronia com as melhores práticas internacionais, assim como com o corpo de leis que rege a segurança e as normas do trabalho.
Quais as principais atividades da saúde ocupacional?
As atividades em SSO abarcam desde a avaliação e gerenciamento dos riscos ocupacionais em um determinado ambiente de trabalho, até a melhoria na qualidade de vida dos colaboradores e promoção do bem-estar.
Confira a seguir a descrição das principais atividades, suas características e impactos para as empresas e colaboradores.
Avaliação e gerenciamento de riscos
Cada empresa e cada ambiente de trabalho apresentam características únicas. Por exemplo, as atividades realizadas, a organização do espaço, os tipos de instrumentos ou equipamentos utilizados e, claro, os potenciais riscos ocupacionais.
Neste sentido, as equipes de SSO avaliam, elaboram planejamentos de adaptação e conformidade, implementam planos e gerenciam riscos nas empresas. Isso permite o aumento nos níveis de segurança operacional, evitando-se riscos de diversas naturezas.
Prevenção e educação
Reconhecidamente, os treinamentos e programas de educação e qualificação representam uma das estratégias mais eficazes na prevenção de acidentes e diminuição de riscos no ambiente de trabalho.
No conjunto de atividades desempenhadas em SSO, também se encontra a atuação de equipes multiprofissionais no treinamento e oferta de percursos de qualificação e conscientização de colaboradores.
Promoção do bem-estar e suporte ao trabalhador
A promoção do bem-estar e o suporte ao trabalhador está relacionada, por um lado, à implementação de culturas sólidas, com valores reais e com objetivo na geração de climas positivos e adequados ao desempenho do trabalho.
Por outro lado, também está presente na identificação de cenários de risco físico, mental ou social e as relações do trabalhador com o ambiente de trabalho. Fomentando, assim, um ambiente seguro, inclusivo e saudável.
Conformidade regulatória
A legislação trabalhista no Brasil conta com um conjunto de normas e regras que devem ser seguidas, fielmente, pelas empresas. Estas são organizadas por tipo de atividade, tipo de risco ocupacional ou instalações das empresas.
As equipes de SSO avaliam, de maneira minuciosa, todas as características da empresa em relação às normas que devem ser seguidas. Assim, elaboram e implementam planos específicos que regularizam a empresa, tendo em vista as normas do trabalho.
Quais as vantagens da saúde ocupacional nas empresas
Implementar programas de Saúde Ocupacional apresenta resultados positivos e vantajosos tanto para as empresas quanto para os colaboradores.
Para as empresas, por um lado, permite maior segurança jurídica tendo em vista a legislação trabalhista. Por outro, alinha a gestão e organização do espaço às melhores práticas internacionais, aumentando a percepção de valor da marca e destacando a empresa.
Já para times e colaboradores, instituir programas em SSO impacta positivamente na melhoria da qualidade de vida, saúde física, mental, assim como nas relações entre colaboradores, lideranças e organização da empresa.
Ou seja, os benefícios e vantagens se expressam em diversos âmbitos da empresa, promovendo um melhoramento significativo e real desde o âmbito individual (colaborador) ao coletivo (empresa).
Por exemplo:
- Redução drástica de acidentes de trabalho
- Redução de custos com saúde
- Maior produtividade e confiança dos colaboradores
- Melhoria da imagem corporativa
- Conformidade com a legislação
Exemplos de ações de saúde ocupacional
As ações em Saúde Ocupacional (SSO) são realizadas por equipes multidisciplinares e, por este aspecto, contemplam desde o monitoramento e gerenciamento de riscos operacionais com maquinário, até programas de promoção e atenção à saúde mental.
Engenheiros, psicólogos, médicos, técnicos e demais profissionais integram times com capacidade de identificar, analisar e compreender o ambiente de trabalho, seus riscos e necessidade de melhoramento e qualificação.
Alguma das ações são:
- Programas de prevenção de acidentes
- Monitoramento da saúde dos colaboradores
- Treinamentos de saúde e segurança
- Avaliações ergonômicas
- Programas de bem-estar
- Gestão de casos e reabilitação
- Campanhas de saúde no trabalho
A SSO Ocupacional conta com times multiprofissionais qualificados, dedicados à avaliação, implementação e gerenciamento de riscos ocupacionais nas empresas. Desde aspectos relacionados à emissão de laudos até a oferta de treinamentos específicos.
Conte com a SSO Ocupacional! Torne a sua empresa um ambiente livre de riscos, segura e alinhada com as melhores práticas internacionais!
Conclusão
Neste artigo exclusivo você aprendeu sobre o conceito, importância, vantagens e práticas em saúde ocupacional e seus impactos positivos para empresas e colaboradores.
Este campo de conhecimento compreende o ambiente de trabalho e a saúde do trabalhador de maneira integrativa, reunindo profissionais de diversas áreas com o objetivo de promover níveis seguros, gerenciar riscos e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
A SSO Ocupacional é referência em saúde ocupacional, atuando de maneira integrativa e ampla nas empresas, possibilitando a adequação com as normas do trabalho, o gerenciamento de riscos e a promoção da saúde dos colaboradores.
Entre em contato com nosso time de atendimento e saiba mais como a SSO Ocupacional pode te ajudar!
Cristiano Cecatto
Perito
Eng.mecânico
Eng.seg.trabalho
Mestre eng.produção
Membro ABHO no.1280
Certified Machinery Safety Expert – CMSE®