
PRA QUE SERVE ENSAIO DE VEDAÇÃO
Fit Test, também conhecido como Ensaio de Vedação é um método para verificar se uma peça facial combina com as características faciais de um indivíduo e pode fornecer uma vedação adequada para a face do usuário.
O desempenho de peças faciais depende de um bom contato entre a pele do usuário e a vedação facial da máscara. Como as pessoas possuem diversos tipos de formas e tamanhos de rostos, é improvável que um tipo específico, ou o tamanho da peça facial sirva para todos de forma igual. O encaixe inadequado reduzirá significativamente a proteção fornecida ao usuário. Qualquer redução na proteção pode colocar em risco a vida do usuário ou levar a problemas de saúde imediatos ou de longo prazo.
A realização dos ensaios de vedação está previsto na publicação Programa de Proteção Respiratória – Recomendações, seleção e uso de respiradores, da Fundacentro, que passaremos a chamar PPR Fundacentro.
Essa publicação é de cumprimento obrigatório, conforme estabelecido na Instrução Normativa 01/1994, do Ministério do Trabalho.
Diz o PPR Fundacentro, em seu Capítulo 8, que:
Todo usuário de respirador com vedação facial deve ser submetido a um ensaio de vedação para determinar se o respirador selecionado se ajusta bem ao seu rosto. O ensaio de vedação é obrigatório para os usuários de respiradores com vedação facial, entre eles:
Peça um quarto facial;
Peça semifacial filtrante;
Peça semifacial;
Peça facial inteira;
Capuz com peça semifacial em seu interior.
Peças faciais de encaixe são:
Peças faciais com filtro (máscaras descartáveis)
Meia máscara
Máscaras faciais inteiras
Viseiras, capacetes, capuzes e blusas são dispositivos soltos.
Não. Dispositivos soltos são menos dependentes de um ajuste apertado na face do usuário e, portanto, não exigem testes de ajuste. Entretanto, uma peça facial de montagem solta requer o tamanho correto para garantir que o usuário alcance uma proteção adequada.
O Fit test deve ser repetido se o usuário:
A saída principal de um teste de ajuste é um relatório que indicará se o teste de ajuste foi uma aprovação ou falha. Alguns provedores de serviços podem chamar isso de ‘certificado’.
O fit test ou ensaio de vedação deve ser realizado apenas por uma pessoa competente. Para ser competente, a pessoa deve ter conhecimento adequado e ter recebido instrução e treinamento adequados nas seguintes áreas:
Não. É necessária uma verificação de pré-ajuste sempre que a peça facial estiver desgastada e antes de entrar no ambiente perigoso. É necessário determinar se a peça facial foi colocada corretamente antes que uma área de trabalho contaminada seja inserida.
Sim. Um fator de ajuste é o resultado de um teste de ajuste e refere-se apenas a uma combinação específica de peça facial / usuário.
O Fator de Proteção Atribuído (FPA) para um tipo específico e classe de Equipamento de Proteção Respiratória (EPR) é publicado pela BS4275.6 Relaciona-se ao desempenho provável de todo o dispositivo quando usado corretamente e usado de acordo com as instruções do fabricante (que inclui a necessidade de um teste de vedação). Ao selecionar um Equipamento de Proteção Respiratória (EPR) adequado para uso no trabalho, o fator de proteção atribuído deve ser usado.
Estudos demonstraram que durante o esforço intenso, é possível que a pressão da peça facial fique momentaneamente negativa em relação à atmosfera externa, resultando potencialmente em vazamento da peça facial. As conseqüências do vazamento da peça facial para uma máscara de pressão positiva podem ser extremamente graves, uma vez que esses tipos de dispositivos são mais propensos a serem usados em ambientes extremamente perigosos; mesmo breves vazamentos podem causar exposição séria.
Os usuários também podem acreditar que podem se dar ao luxo de tomar menos cuidado ao usar a peça facial ao usar um aparelho de respiração que parece ser altamente protetor; eles podem ignorar as verificações de vedação facial e corrigir o tensionamento das alças, pois elas dependem do fluxo de ar para superar qualquer vazamento. O teste de ajuste demonstra aos usuários a necessidade de usar a peça facial adequadamente.
O ajuste dos testes desses tipos de dispositivos é geralmente realizado pela conversão temporária da peça facial em um respirador de pressão negativa, adaptando-a para usar um filtro P3 em vez do suprimento de ar usual.
Um teste de ajuste não deve ser realizado se houver algum crescimento de pêlos entre a pele do usuário e a peça facial da máscara. Tal crescimento de pêlos inclui restolho, barbas, bigodes, costeletas ou qualquer pelo curto que cruza a superfície de vedação do respirador.
Os exercícios durante o Ensaio de Vedação geram uma carga de trabalho física no usuário que simula as atividades de trabalho e a taxa de trabalho. Isso testará melhor o ajuste da peça facial do que se o usuário estivesse em repouso.
Se o candidato normalmente usa outro equipamento de proteção pessoal com seu Equipamento de Proteção Respiratória (EPR) (por exemplo, capacete, óculos, etc.) que tem o potencial de interferir com o selo da peça facial, eles devem ser usados durante o teste de ajuste para verificar sua compatibilidade.