PPR: entenda o que é
Você já ouviu falar sobre o PPR (Programa de Proteção Respiratória)? Seu intuito é proteger trabalhadores de possíveis vírus ou bactérias, ou ainda, por substâncias presentes na atmosfera do ambiente.
O Programa de Proteção Respiratório trata-se de um conjunto de medidas e normas que servem para a proteção das vias respiratórias dos trabalhadores.
O propósito do PPR é de proporcionar o controle de doenças ocupacionais provocadas pela inalação de poeiras, fumos, névoas, fumaças, gases e vapores.
O PPR deve ser adotado por toda empresa onde for necessário o uso de respirador, obrigatório desde 15/08/1994.
Além disso, faz se necessária recomendações para elaboração, implantação e administração de um programa de como selecionar e usar corretamente os equipamentos de proteção respiratória.
A Portaria número 1 de 11 de Abril de 1994, emitida pelo Ministério do Trabalho, cujo conteúdo estabelece um regulamento técnico sobre uso de equipamentos de proteção respiratória, determina que todo empregador deverá adotar um conjunto de medidas com a finalidade de adequar a utilização de equipamentos de proteção respiratória – EPR, quando necessário, para complementar as medidas de proteção eletivas implementadas, ou com a finalidade de garantir uma completa proteção ao trabalhador contra os riscos existentes nos ambientes de trabalho.
A equipe da SSO possui todos os equipamentos disponíveis no mercado para implantar com sucesso um programa de PPR em sua empresa, inclusive para realização do ENSAIO DE VEDAÇÃO ( FIT TEST ).
Quer saber como aplicar o Programa de Proteção Respiratória em sua empresa? Entre em contato com a SSO para dar os primeiros passos do PPR!
Itens que compõem o Programa de Proteção Respiratória
No Programa de Proteção Respiratória existem itens que são necessários serem implementados para proteger os colaboradores em situações de alerta.
Aqui na SSO, com o PPR você tem todo o apoio necessário para implementar o programa em sua empresa da melhor maneira possível.
Isso porque temos profissionais que trabalham com excelência para integrar o programa à sua empresa da maneira correta! Veja abaixo os itens que compõem o PPR:
– Indicação do administrador do Programa;
– Procedimento operacional descritos;
– Seleção, limitações e uso dos respiradores;
– Fatores que afetam da escolha do respirador;
– Treinamento dos usuários;
– Ensaios de vedação;
– Manutenção, Inspeção e guardo dos equipamentos;
– Questionário de avaliação médica.
Por que inserir um Programa de Proteção Respiratória na sua empresa?
Embora muitas empresas não deem muita atenção ao PPR, ele é de extrema importância na gestão interna das companhias — principalmente naquelas que trabalham com substâncias de possível intoxicação.
Por isso, o Programa de Proteção Respiratória é de extrema importância, tanto para a empresa quanto para o colaborador.
Com ele será possível detectar possíveis riscos respiratórios e evitar a negligência e prejudicar a integridade física da equipe.
A partir do momento que você implementa o PPR em sua empresa, é possível identificar elementos nocivos à saúde da equipe e ainda criar estratégias para preservar os colaboradores.
Além disso, o PPR também permite que a sua empresa esteja dentro da legislação, respeitando as normas de segurança do trabalho estabelecidas pelo governo.
Por isso, quando você adota o PPR em sua empresa, você promove mais segurança no seu âmbito profissional e ainda deixa seus colaboradores mais confortáveis.
O melhor de tudo é que você estará atuando nas linhas da legislação e da ética e ainda promoverá mais motivação e engajamento para sua equipe, gerando mais resultados.
Aqui na SSO você consegue ter o melhor apoio para a implementação do PPR na sua empresa!
Quer implementar o PPR na sua empresa e dar mais liberdade e segurança no âmbito de trabalho? Faça um orçamento com o SSO e tenha mais seguridade no seu cotidiano trabalhista!