Repouso auditivo, qual a relação com o exame de audiometria?
O repouso auditivo se caracteriza por um período de distanciamento de ambientes ou contexto de exposição sonora em níveis consideráveis de decibéis. Seu objetivo é evitar que ocorram interferências no diagnóstico por audiometria.
No contexto da Medicina do Trabalho, a NR-07 determina um período de 14 horas de repouso antecedente à realização de exames de audiometria tonal ou vocal.
Este tipo de exame é realizado por profissional da saúde qualificado, com equipamentos e ambientes controlados para a real mensuração do Limiar Auditivo do paciente.
O time de especialistas em Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho da SSO Ocupacional elaborou este artigo abordando tudo sobre o assunto.
Confira e saiba qual a relação do repouso com a realização de exames de audiometria!
Repouso auditivo, o que é?
No contexto dos exames de audiometria na Medicina do Trabalho, o repouso auditivo se caracteriza por uma estratégia clínica para assegurar a medicação correta das funções auditivas do trabalhador.
Em contextos ou ambientes de trabalho com exposição contínua a frequências de som preocupantes, por exemplo acima de 85dB, o exame de audiometria realizado após repouso tem por objetivo verificar seguramente se há alterações ou impactos na saúde do trabalhador.
A NR07 estabelece um período de 14 horas de antecedência à realização do exame. Neste período o trabalhador não deve ser exposto a situações e ambientes com frequências prejudiciais às funções auditivas.
Para que serve?
De maneira a se evitar resultados imprecisos ou com interferências temporárias, o repouso é recomendado como recurso clínico à mensuração adequada da resposta auditiva do trabalhador a estímulos e resposta auditiva.
Na literatura médica considera-se a Alteração Temporária dos Limiares Auditivos (ATLA) como um índice diagnosticado pelos resultados da audiometria. No contexto da saúde ocupacional, a ATLA decorre em grande parte do ambiente de trabalho.
Repouso auditivo x Audiometria, qual a relação?
Em estudo recente publicado na Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, pesquisadores da Universidade Federal do Paraná caracterizam a ATLA como uma perda temporária na capacidade neurosensorial de percepção de estímulos sonoros.
Esta perda temporária é recuperada quando ocorre a interrupção da exposição a contextos de frequências preocupantes. No entanto, também existe a possibilidade de perda permanente PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído).
Portanto, para que os resultados do exame clínico não sejam alterados por estados temporários no Limiar Auditivo, recomenda-se um período de afastamento e diminuição da exposição aos contextos de intensidade de decibéis.
Saiba mais: Ruído Ocupacional: O que é, normas, limites e impactos na saúde!
O que é audiometria?
A audiometria é um exame clínico destinado à mensuração da capacidade e percepção auditiva do indivíduo, de modo a se identificar perdas ou alterações de natureza temporária ou permanente nas capacidades neurosensoriais do paciente.
Qual a importância desse exame?
É de conhecimento da literatura médica os impactos da exposição prolongada a situações e contexto com níveis sonoros danosos às funções auditivas. Por meio da audiometria, profissionais qualificados avaliam alterações no Limiar Auditivo do indivíduo.
Sua importância está na preservação da saúde do indivíduo em relação aos efeitos danosos de exposição contínua ou temporária a níveis sonoros em alta gradação de decibéis.
Como o exame de audiometria é realizado?
A realização do exame se dá em cabine com tratamento acústico. Neste ambiente, o indivíduo é exposto a frequências de 500Hz a 8000Hz, sinalizando sua percepção ou não. Para tanto, são utilizados equipamentos de alta tecnologia associada com capacidade de mensuração e compreensão do Limiar Auditivo.
As curvas de resposta são analisadas e o resultado é emitido por profissional da saúde com qualificação técnica para o diagnóstico das variações.
Como fazer repouso auditivo?
Para se evitar alterações nos exames de audiometria deve-se, em primeiro, distanciar-se de ambientes de exposição sonora prolongada ou com níveis altos de decibéis.
Este período de afastamento garante que o Limiar Auditivo retorne ao seu estado convencional, tendo em vista as características do indivíduo.
Leia também: DOSIMETRIA DE RUÍDO: SAIBA O QUE É E ENTENDA A IMPORTÂNCIA!
Quanto tempo devo fazer o repouso auditivo?
De acordo com a Norma Regulamentadora NR-07, define-se um período de 14 horas antecedentes à realização da audiometria. No entanto, especialistas sugerem um intervalo maior de 24 horas.
Quais são os tipos de exame de audiometria?
A audiometria tem por objetivo detectar alterações no Limiar Auditivo e diagnosticar variações funcionais ou topográficas para a perda auditiva. No contexto clínico existem as audiometrias Vocal e Tonal.
Cada uma adota uma metodologia específica para a mensuração da percepção sonora, classificando as perdas auditivas de natureza condutiva, neurosenssorial, mistas ou centrais.
Vocal
Ao paciente são apresentadas sentenças ou palavras monossilábicas, em volumes específicos e para cada ouvido. O objetivo da audiometria vocal é avaliar a sensibilidade e compreensão do paciente aos estímulos vocais.
Neste contexto, são determinados índices de discriminação auditiva cujos resultados abaixo de 90% são tidos como anormais. Esta metodologia de audiometria é comumente indicada para aqueles pacientes com possibilidade de indicação de usos de aparelhos amplificadores auditivos.
Tonal
A metodologia utilizada no exame de audiometria tonal se fundamenta no estímulo sensorial por via aérea ou óssea. No primeiro caso, ao indivíduo são apresentados estímulos sonoros via vibração do ar realizados por fones de ouvido específicos, em cada ouvido. No segundo caso, na audiometria óssea, há o estímulo por vibração nos mastóides.
Estes estímulos possibilitam a avaliação das estruturas do ouvido interno e externo, assim como da resposta sensorial do 8° nervo craniano, separadamente para cada ouvido. Desse modo, detecta-se a existência de deficiências auditivas no paciente.
A SSO Ocupacional conta com uma equipe qualificada de profissionais da saúde e com equipamentos atuais na realização de exames. Entre em contato e agende seu exame!
Conclusão
Na realização correta de exames de audiometria, o repouso auditivo é fundamental. De modo que não ocorram interferências nos resultados e no diagnóstico do quadro ou condição de sensibilidade e percepção auditiva do paciente.
Para isso, a NR07 e a literatura médica recomendam um período de, no mínimo, 14 horas de distanciamento dos contextos ou ambientes de exposição prolongada de níveis sonoros em gradação alta e decibéis.
A audiometria pode ser realizada com metodologia tonal ou vocal. Independentemente do tipo, ocorre a verificação da Alteração Temporária dos Limiares Auditivos (ATLA) ou Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR).
Conte com a SSO Ocupacional na realização de exames clínicos! Entre em contato com nosso time de atendentes e verifique nossas condições.
Cristiano Cecatto
Perito
Eng.mecânico
Eng.seg.trabalho
Mestre eng.produção
Membro ABHO no.1280
Certified Machinery Safety Expert – CMSE®