Prevenção de acidentes no trabalho: entenda a importância!
A prevenção de acidentes de trabalho representa um conjunto de atividades, práticas e posturas das empresas, colaboradores e órgãos de controle e fiscalização com objetivo de preservar e proteger a saúde do indivíduo no contexto e exercício do trabalho.
No entanto, estas diretrizes de segurança do trabalho também implicam na melhor avaliação da empresa e alinhamento com as boas práticas gerenciais e diretivas atualmente valorizadas no mercado.
Mas, quais são estas medidas de prevenção de acidentes no contexto do trabalho e qual a importância em implementá-las nas empresas?
A SSO Ocupacional desenvolveu este artigo abordando tudo sobre o assunto. Confira!
Prevenção de acidentes no trabalho, o que é?
A prevenção de acidentes no trabalho representa um conjunto de práticas, ações e direcionamentos adotados por organizações, empresas, trabalhadores e órgãos de fiscalização com o objetivo de evitar a ocorrência ou possibilidade de acidentes no ambiente de trabalho.
Desse modo, quando implementadas políticas e diretrizes de controle e prevenção de acidentes, todo o contexto da empresa é beneficiado, sobretudo, o colaborador. Isto devido ao princípio fundamental de proteção à saúde e integridade física do indivíduo no contexto do trabalho.
As medidas regulares de prevenção de acidentes de trabalho partem da identificação de riscos, treinamento e capacitação de pessoal, uso adequado de equipamentos, implementação de políticas de segurança e envolvimento das equipes.
A partir destas estratégias ocorre a qualificação do espaço de trabalho sob o aspecto da segurança. Ou seja, desde o espaço físico que é compreendido em seus potenciais riscos, até o comportamento de equipes e direcionamento a boas práticas de segurança.
Qual a importância da prevenção de acidentes no trabalho?
A importância da implementação de estratégias assertivas de prevenção de acidentes no trabalho se expressa na redução de custos com afastamentos ou tratamentos, proteção da saúde do trabalhador e aumento de produtividade.
Sob o aspecto da redução de custos, adotar coletivamente medidas de caráter preventivo e proativo possibilita que cenários de maior segurança sejam consolidados. Isto interfere na redução drásticas de acidentes e consequentes implicações de natureza médica e jurídica para empresas e colaboradores.
Na perspectiva da proteção da saúde do trabalhador as práticas de segurança e prevenção de acidentes são essenciais. Todo e qualquer evento crítico e com potencial de lesão ou agravo no quadro de saúde do indivíduo sempre demanda atenção, cuidado e intervenção qualificada.
O aumento de produtividade, portanto, é alcançado com a dinâmica das equipes alcançando estágios otimizados pela maior compreensão do comportamento seguro e das práticas corretas de exercício do trabalho.
O que pode ser considerado acidente de trabalho?
De acordo com a Lei n°8.213/91, em seu art.19, um acidente de trabalho é um evento, ocorrido no exercício do trabalho a serviço de uma empresa, que provoca lesão corporal, perturbação funcional que cause morte ou perda temporária ou permanente da capacidade do trabalho.
Ou seja, o indivíduo que se acidentar quando estiver em qualidade de trabalhador a serviço de uma determinada empresa, ocorrendo lesões ou agravos permanente ou temporário à sua saúde, será aplicado o entendimento do evento como acidente de trabalho.
Quais são os tipos de acidentes de trabalho?
Os tipos de acidentes de trabalho se caracterizam pelo momento e a maneira como ocorrem, assim como da causa. Por isso, são classificados em: típicos, atípicos e de trajeto. Confira a seguir em detalhe cada um.
Acidente típico
Este tipo de acidente se caracteriza por ocorrer durante o expediente convencional e atribuído ao trabalhador, no espaço da empresa ou local de trabalho.
Acidente atípico
Como complemento ao conceito de acidente de trabalho, a legislação trabalhista contempla a categoria de doença profissional e doença do trabalho. Quadros de saúde produzida, desencadeada ou adquirida pelo exercício do trabalho ou das condições do trabalho.
- doença profissional: condição produzida ou desencadeada tendo em vista o exercício do trabalho
- doença do trabalho: condição adquirida ou desencadeada em função das condições especiais do trabalho
Acidente de trajeto
A legislação brasileira também compreende como acidente de trabalho aquele ocorrido durante o trajeto e deslocamento do trabalhador ao seu trabalho. Este cenário também se aplica em viagens oficiais realizadas pela empresa.
Por que a prevenção de acidentes é importante para a empresa?
As práticas de prevenção de acidentes no contexto do trabalho geram benefícios para as empresas que adotam esta postura que ultrapassam somente o enquadramento na legislação respectiva.
O comprometimento da empresa com a segurança de seus colaboradores interfere, diretamente, na percepção de mercado da marca. Isto é, quando os stakeholders observam um alinhamento gerencial e diretivo da empresa com boas práticas de governança.
Os valores e comportamentos de uma empresa frente às necessidades atuais de relacionamento interno e ambiente de trabalho representam aspectos que concedem à empresa maior ou menor valor de mercado.
Ou seja, investir na prevenção de acidentes ultrapassa a adoção de medidas e práticas na manutenção da saúde de todos envolvidos na operacionalidade do negócio. Implica, sobretudo, no posicionamento da marca frente seus concorrentes, investidores e público-alvo.
A SSO Ocupacional elaborou também um material exclusivo sobre saúde emocional no trabalho, aproveite para ler!
Como realizar a prevenção de acidentes no trabalho?
A prevenção e segurança no trabalho, como vimos, representa uma postura essencial da empresa em relação a todo o seu ecossistema de negócios. Estas medidas podem ser adotadas a partir de treinamentos e avaliação do contexto do trabalho.
Estas ações são realizadas por empresas especializadas em Saúde Ocupacional, Segurança do Trabalho e Medicina do Trabalho. A partir da intervenção de profissionais qualificados nestes ramos toda a estrutura da empresa é avaliada e orientada às atualizações necessárias.
A SSO Ocupacional realiza treinamento em medicina, saúde e segurança do trabalho, contando com um equipe de profissionais altamente qualificados e com capacidade de avaliar, identificar e orientar as melhores práticas em prevenção de acidentes.
Conclusão
Como vimos, a prevenção de acidentes no contexto do trabalho representa uma ação sistêmica que abrange a empresa em seus aspectos operacionais, mercadológicos e jurídicos.
Sob o aspecto operacional, qualifica todos os espaços e processos tendo em vista aspectos de segurança do trabalho. Pela perspectiva mercadológica, empresas que se alinham a esta prática apresentam melhor avaliação e valor de mercado.
Já pelo viés jurídico, é fundamental às empresas atenderem aos pré-requisitos e enquadramentos legais que asseguram o ambiente de trabalho com local livre de riscos preocupantes à saúde e integridade físicas dos colaboradores.
Entre em contato com a SSO Ocupacional e agende uma avaliação de sua empresa hoje ainda!
Cristiano Cecatto
Perito
Eng.mecânico
Eng.seg.trabalho
Mestre eng.produção
Membro ABHO no.1280
Certified Machinery Safety Expert – CMSE®