Cultura de segurança na empresa: Entenda a importância!
A cultura de segurança na empresa é uma poderosa estratégia para transformar um ambiente de trabalho em um local mais apropriado para o desenvolvimento das atividades.
Por conta disso, é fundamental que se entenda, de fato, sua importância, e os benefícios da implementação dessa cultura em uma organização.
De fato, pode não ser uma tarefa muito simples, mas, certamente, caso seja bem empregada, trará resultados satisfatórios.
Para te ajudar a implementar a cultura de segurança na empresa, a SSO Ocupacional te convida a conhecer mais sobre o assunto neste conteúdo exclusivo.
Aqui, você poderá tirar as suas principais dúvidas sobre esse tema e entender, de uma vez por todas, a melhor forma de ter essa cultura na rotina de trabalho da sua empresa.
Vamos lá? Boa leitura!
Cultura de segurança na empresa, o que é?
O primeiro passo para implementar a cultura de segurança na empresa é entender o conceito que esse termo abarca.
Assim, podemos perceber que a cultura de segurança, nada mais é do que um conjunto de atitudes, valores, normas e políticas para que a segurança seja vivenciada diariamente na empresa.
Dessa forma, a cultura de segurança na empresa está relacionada aos valores que são compartilhados por todos da instituição.
Valores esses, por sinal, que dizem respeito a maneira de se comportar, pensar e a abordagem necessária quando o assunto é segurança na empresa.
Vale ressaltar que disseminar essa cultura dentro da empresa fará com que sejam alcançados resultados positivos na segurança.
Conheça o trabalho de Consultoria de Ergonomia da SSO Ocupacional!
Afinal, qual é a importância da cultura de segurança?
A cultura de segurança na empresa possui uma importância singular para que riscos sejam diminuídos, bem como situações de perigo sejam evitadas.
No entanto, não são só os riscos físicos que devem ser levados em consideração na hora de implementar a cultura de segurança na empresa.
Afinal, os fatores emocionais também contribuem para que a empresa seja transformada em um ambiente saudável para que os colaboradores possam desempenhar suas funções.
Diante disso, podemos perceber que a cultura de segurança na empresa é uma tarefa de ordem multisetorial, mesmo que seja iniciada pelos responsáveis pela Saúde e Segurança do Trabalho (SST).
Assim, a cultura de segurança está para além de simples regras impostas dentro da empresa. Na verdade, ela trabalha para que esteja inserida no dia a dia da organização.
Quais são os pilares da cultura de segurança?
Os pilares da cultura de segurança em uma empresa envolve uma série de aspectos. Dentre eles, podemos destacar os seguintes:
- entendimento de que, sim, a segurança eficiente é essencial para que haja sucesso nos negócios;
- boas práticas valorizadas, principalmente no que diz respeito à segurança entre gestores e demais colaboradores de uma organização;
- segurança e organização alinhadas com os principais objetivos da organização;
- segurança amplamente articulada como sendo um valor centralizado e não como se fosse uma imposição ou um custo oneroso para a empresa.
Dessa forma, podemos perceber que a cultura de segurança na empresa envolve, também, fatores humanos, os quais acabam tendo impacto na segurança da organização, mesmo que de forma indireta.
Leia também: PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO | SSO OCUPACIONAL
Como implementar a cultura de segurança na minha empresa?
Agora que você aprendeu mais sobre a cultura de segurança na empresa, chegou o momento de descobrir, enfim, como implementá-la.
Para isso, elencamos algumas dicas valiosas e exclusivas para que você possa realizar esse processo de forma prática e ágil.
Vamos lá? Continue aprendendo!
Analise os riscos da sua empresa
O primeiro passo para estabelecer uma cultura de segurança na empresa é analisar os possíveis riscos da sua empresa de forma adequada.
Dessa forma, verifique quais são os fatores que podem contribuir para que os seus colaboradores estejam mais expostos a riscos.
Caso seja necessário, observe a rotina de trabalho em cada setor e evidencie os pontos que achar pertinente no seu plano de ação.
Realize treinamentos com os colaboradores
O próximo passo, justamente para que os erros outrora identificados sejam corrigidos, é ministrar treinamentos com todos os seus colaboradores.
Esses treinamentos, por sua vez, podem ser dados pelos gestores ou por profissionais capacitados, como um técnico de segurança do trabalho, por exemplo.
Elabore um plano de segurança
Após isso, realize um bom plano de segurança para a sua empresa. Nele, é interessante adicionar as políticas e demais programas que visam aumentar a proteção nas rotinas de trabalho.
Lembre-se de que para implementar uma cultura de segurança na empresa, os fatores psicológicos, como mudanças de atitudes, devem ser levados em consideração e, por que não, encorajados.
Conte com processos simplificados
Importante mencionar que, não adianta ter um excelente plano de ação se os processos são bastante complexos de serem entendidos.
Por conta disso, procure estabelecer uma cultura de segurança na empresa que possua processos simplificados.
Assim, certamente a adesão por parte dos colaboradores será maior e, diga-se de passagem, os resultados serão alcançados de forma mais rápida.
Utilize a tecnologia para diminuir erros
A tecnologia, seja qual for o ramo de atuação da sua empresa, é um poderoso recurso para que, entre outras coisas, haja uma diminuição significativa de erros.
Inclusive, vale ressaltar que que, com métodos digitais e intuitivos, o gerenciamento dessas iniciativas acaba se tornando ainda mais facilitado.
Vale a pena ter uma cultura de segurança forte na empresa?
Como você pode perceber, implementar uma cultura de segurança na sua empresa vale muito a pena por vários motivos, os quais foram dispostos ao longo deste conteúdo.
Porém, não basta estabelecer essa cultura de qualquer maneira. Por conta disso, você precisa contar com um suporte altamente especializado no assunto.
E sabe quem pode te oferecer esse serviço? A SSO Ocupacional. Afinal, com anos de experiência, ela consegue entregar soluções inovadoras para os mais diversos desafios organizacionais.
Se você precisar de ajuda, entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas sobre como estabelecer uma cultura de segurança na empresa.
Conclusão
No conteúdo de hoje, você aprendeu mais sobre a cultura de segurança na empresa e qual a importância de implementá-la.
Além disso, foi capaz de perceber que, mesmo indiretamente, os fatores humanos contribuem para a segurança de uma organização.
Por conta disso, é fundamental contar com apoio de quem entende realmente do assunto, como a SSO Ocupacional.
Gostou do conteúdo de hoje? Então, não deixe de acessar o Blog da SSO Ocupacional para não perder nenhuma novidade!
Cristiano Cecatto
Perito
Eng.mecânico
Eng.seg.trabalho
Mestre eng.produção
Membro ABHO no.1280
Certified Machinery Safety Expert – CMSE®