Laudo NR13: o que é, importância e como funciona
A emissão de Laudo NR13 é uma obrigação legal dos empregadores e uma estratégia gerencial na manutenção dos níveis de segurança operacional de caldeiras, vasos de pressão, tubulações e tanques metálicos no setor industrial.
Este documento é emitido por profissional legalmente reconhecido a partir de inspeções e análises conduzidas por time multidisciplinar. O objetivo fundamental é a manutenção dos níveis de segurança e controle de riscos de acidentes.
Mas, você sabe o que é, qual a importância e quais as características deste documento?
A SSO Ocupacional desenvolveu este conteúdo exclusivo explicando as diretrizes da Norma Regulamentadora NR13 e como implementar corretamente as determinações do Ministério do Trabalho e Emprego nas empresas.
Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!
O que é o laudo NR13
O laudo NR13 é um documento técnico, elaborado sob responsabilidade de profissional de engenharia e tem como objetivo a documentação do estado de integridade e segurança de caldeiras, vasos de pressão, tubulações e tanques metálicos de armazenamento na indústria.
Desse modo, a partir de inspeções e testes dirigidos, equipes multidisciplinares avaliam toda a integridade estrutural de equipamentos ou itens presentes na indústria, tendo como foco a segurança e saúde dos trabalhadores.
Por isso, o governo federal, por meio de portaria do Ministério do Trabalho e Emprego, regula e determina quais os testes, a metodologia de inspeção, os níveis de segurança e os procedimentos necessários à elaboração e emissão deste laudo a partir da Norma Regulamentadora NR13.
Importância do laudo NR13
Como vimos, a NR13 tem por objetivo estabelecer critérios e parâmetros de avaliação técnica sobre a integridade estrutural e comportamento de itens e equipamentos industriais.
A última redação da NR13 foi dada pela portaria MTb n°1.846 em julho de 2022. No entanto, a trajetória desta Norma Regulamentadora se inicia no ano de 1978, como estratégia federal de regulação de normas para Segurança e Medicina do Trabalho.
Desde 1978 a NR13 é atualizada periódicamente, de modo que novos cenários, equipamentos e processos sejam contemplados nos critérios avaliativos para emissão do laudo NR13.
Esta atualização constante sublinha a importância desta Norma Regulamentadora na manutenção dos níveis de segurança, integridade e confiabilidade de equipamentos com alto potencial de danos, quando operados de maneira equivocada ou fora dos parâmetros legais.
Desse modo, o processo de inspeção e emissão do laudo NR13 permite tanto ao empregador responsável e proprietário dos equipamentos, quanto aos trabalhadores, todo um contexto de segurança operacional efetivamente estabelecido.
Como funciona a inspeção NR 13 de equipamentos?
Obrigatoriamente a inspeção será realizada por equipe qualificada, com profissionais reconhecidamente credenciados nos respectivos conselhos de engenharia, com habilitação e expertise comprovadas no setor industrial.
Estes profissionais credenciados são denominados PLH – Profissional Legalmente Habilitado. Portanto, pode o PLH realizar a validação e emissão do laudo, assim como coordenar equipes.
Nestas equipes participam, também, profissionais do campo da segurança do trabalho e saúde ocupacional. Ou seja, um time multidisciplinar com capacidade de mapear, identificar, analisar e reportar todo o contexto operacional dos equipamentos contemplados pela NR13.
Estas equipes realizam uma série de testes e verificações dos equipamentos e da infraestrutura (tubulações, medidores, etc.) a partir de critérios tabelados e metodologias pré-determinadas. Por exemplo:
- Temperatura e pressão adequada de operação
- Volume geométrico, espessura, tipo de material do equipamento
- Utilização de produtos e adequação às recomendações do equipamento
- Realização de testes (hidrostático, estanqueidade, ultrassom, radiográfico, emissão acústica etc.)
Quais equipamentos se enquadram na NR13?
A NR13 dispõe, especificamente, sobre caldeiras, vasos de pressão, infraestrutura de tubulações e interligação, tanques metálicos de armazenamento, tendo em vista os critérios de instalação, operação e manutenção.
Estes equipamentos são utilizados em diversos segmentos do setor industrial e produtivo que demandam o acondicionamento e processamento via equipamentos caldeiras, tanques e vasos de pressão.
Vale ressaltar que a NR13 não contempla outros equipamentos, como: caldeiras com volume inferior a 100 litros, vasos de pressão fabricados em plástico, tubulações e redes públicas de gás, geradores de vapor, dentre outros listados no item 13.2.2 da NR13.
Aproveite e leia também a análise exclusiva da SSO Ocupacional sobre o Laudo de API653.
Quem pode emitir laudo NR13?
Como vimos no item anterior, a emissão do laudo NR13 é de responsabilidade do PLH – Profissional Legalmente Habilitado. Este profissional deve, obrigatoriamente, apresentar registro e credenciamento ativo em conselho de engenharia.
Do mesmo modo, o PLH pode coordenar uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de outros segmentos e campos de atuação, com objetivo de analisar de maneira detalhada e pormenorizada todos os aspectos de segurança e funcionamento dos equipamentos na planta industrial.
Por isso, empresas especializadas em segurança do trabalho, saúde ocupacional e medicina do trabalho oferecem os serviços de inspeção e emissão de laudo com base na NR13. Isso permite um olhar 360° de todo o contexto da indústria.
Quem pode ministrar treinamento NR13?
Os treinamentos são ministrados por equipes multidisciplinares coordenadas por um PLH. Ou seja, todas as recomendações, diretrizes e normas da NR13 são apresentadas à empresa a partir da orientação e instrução de uma equipe profissional reconhecidamente qualificada.
Para isso, empresas especializadas em segurança do trabalho, saúde ocupacional e medicina do trabalho oferecem serviços de treinamento em NR13 para empresas do setor industrial que necessitam de qualificação neste segmento.
O que é o prontuário de um equipamento enquadrado na NR13?
O prontuário de um equipamento que, após a inspeção e verificação, está de acordo com a NR13 apresenta todos os dados de segurança e operacionalidade, tendo em vista os critérios estabelecidos pelo fabricante e pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Isto é, o prontuário representa um documento legalmente emitido, atualizado e armazenado pela empresa. Deve, obrigatoriamente, constar:
- Especificações do equipamento, tais como identificação
- Procedimentos utilizados em sua construção ou fabricação
- Cálculo da PMTA (Pressão Máxima de Trabalho Admissível)
- Informações relativas ao monitoramento da funcionalidade correta do equipamento
A SSO Ocupacional conta com equipes multidisciplinares, sob orientação de Profissionais Legalmente Habilitados, realizando a inspeção de caldeiras e demais equipamentos previstos na NR13, emitindo laudo com certificação e reconhecimento legal do Ministério do Trabalho e Emprego.
Conclusão
No artigo exclusivo de hoje, a SSO Ocupacional abordou a importância e as características do processo de emissão de Laudo NR13 de acordo com as normas do Ministério do Trabalho e Emprego.
Como vimos, este documento certifica as condições adequadas e seguras na operacionalidade de caldeiras, vasos de pressão, tubulações e tanques metálicos de armazenamento na indústria.
A SSO Ocupacional, referência na emissão de laudos e realização de treinamentos em segurança do trabalho, atua em rede com profissionais altamente qualificados e legalmente certificados. Garantindo segurança aos trabalhadores e correta condução das atividades para as empresas.
Entre em contato com nosso time de atendimento e agende uma avaliação com um de nossos consultores sobre a aplicação da Norma Regulamentadora NR13 em sua empresa!
Cristiano Cecatto
Perito
Eng.mecânico
Eng.seg.trabalho
Mestre eng.produção
Membro ABHO no.1280
Certified Machinery Safety Expert – CMSE®