Asma ocupacional: saiba o que é e como prevenir!
A asma ocupacional é uma doença que atinge as vias aéreas, decorrente da exposição a estímulos presentes no ambiente de trabalho, causando falta de ar, tosse, dentre outros sintomas.
Neste contexto, a Medicina Ocupacional identifica e classifica dois tipos de asma. A primeira, tem seu desenvolvimento causado pelas condições do ambiente de trabalho. Já a segunda, um quadro pré-existente é agravado pelas condições de trabalho.
Mas, você sabe o que é, quais os sintomas, qual o tratamento recomendado para cada caso e como prevenir?
A SSO Ocupacional desenvolveu este conteúdo exclusivo, abordando tudo sobre o assunto. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas!
Asma ocupacional, o que é?
A Asma no contexto do trabalho é uma doença respiratória que provoca o estreitamento das vias aéreas a partir da inalação de substâncias, vapores ou partículas. Este quadro de saúde é reversível, desde que as medidas corretas sejam tomadas e o tratamento realizado.
Convencionalmente, a doença está associada à exposição de trabalhadores a ambientes com circulação constante de partículas ou poeiras, por exemplo Sílica, que provocam quadro de falta de ar, sensação de pressão no tórax, tosse e respiração ruidosa.
A literatura médica define este quadro como a “obstrução reversível do fluxo aéreo e/ou hiper-reatividade brônquica devida a causas e condições atribuíveis a um determinado ambiente de trabalho”.
Ou seja, as condições e o contexto do exercício do trabalho estão intimamente relacionadas ao desenvolvimento desta doença. Do mesmo modo, a atenção deve ser redobrada naqueles casos em que o colaborador apresenta qualquer tipo de sensibilidade aos alérgenos suspensos no ar.
Quais são as causas da asma ocupacional?
As causas para o desenvolvimento desta doença respiratória são variadas e devem ser analisadas por equipes especializadas em Saúde Ocupacional, assim como o trabalhador diagnosticado pela equipe de Medicina do Trabalho.
De todo modo, este tipo de Asma apresenta índices significativos de desenvolvimento em trabalhadores expostos a estímulos nocivos às vias aéreas, provocando estreitamento e quadros de inflamação.
Portanto, um dos fatores causadores desta doença é o ambiente de trabalho e suas condições.
Quais são os sintomas da asma ocupacional?
Os sintomas associados a esta doença incluem falta de ar, respiração ruidosa, tosse e sensação de pressão no tórax. Em alguns casos, o trabalhador pode apresentar também sinais de alergia, como espirros, coriza e olhos lacrimejantes.
Nestes casos a atenção aos sintomas é fundamental, uma vez que podem ser confundidos com outras condições menos severas que a asma. Em casos prolongados de exposição a alergênicos presentes no ar pode ocorrer o agravamento do quadro.
Do mesmo modo, os sintomas podem se manifestar durante o trabalho e, em outro momento, desaparecer. Em outros cenários, podem durar meses ou até anos. Este aspecto faz da asma no contexto ocupacional uma doença silenciosa, mas com impactos significativos.
Portanto, fique atento aos seguintes sintomas:
- falta de ar
- tosse
- respiração ruidosa
- coriza
- olhos lacrimejantes
- espirros constantes
Como a asma ocupacional é diagnosticada?
O diagnóstico é conduzido por médico a partir da avaliação do quadro de saúde, análise e compreensão do histórico do trabalhador e, quando necessário, na solicitação de exames por imagem e testes de função pulmonar.
Do mesmo modo, pode também ser necessária a realização de exames e teste para a alergia. Convencionalmente, estes exames adotam a metodologia de confirmação de reação cutânea. Na qual o indivíduo é exposto a determinadas substâncias, demonstrando sensibilidade ou não.
A partir dos resultados dos exames, em relação ao histórico de saúde do trabalhador e da análise do médico, o diagnóstico é definido e as medidas necessárias para o tratamento são adotadas.
Vale ressaltar que, por ser uma doença que atinge as vias respiratórias, seu tratamento deve ser realizado prontamente e seguido de maneira correta pelo paciente. De modo que a recuperação seja efetiva, assim como a redução na exposição aos agentes causadores da asma.
Quais são os tipos de asma ocupacional?
Asma é uma doença com características específicas, definida como um quadro clínico de estreitamento das vias aéreas dado algum estímulo. Quando esta condição se desenvolve pelo exercício do trabalho, enquadra-se como doença ocupacional.
Desse modo, existem dois cenários mapeados pela medicina que classificam a asma:
- asma ocupacional
- asma agravada no local de trabalho
A primeira, como vimos, é provocada pelas condições de exposição a algum elemento ou estímulo no local de trabalho que provoca o estreitamento das vias. No segundo, o colaborador já apresenta um quadro clínico de asma, sendo agravado dado as condições de trabalho.
Quais os tratamentos para asma ocupacional?
De acordo com o caso clínico identificado, o tratamento pode ser realizado a partir da administração de doses de broncodilatadores, antiinflamatórios ou corticosteróides. Vale sempre reforçar, realizados sob acompanhamento médico e nunca de maneira autônoma.
O objetivo da terapia é suprimir as inflamações, por vezes associadas a broncodilatadores que auxiliam no alargamento e dilatação das vias aéreas, permitindo alívio ao paciente. Estes medicamentos podem ser administrados via inaladores.
Como prevenir a asma ocupacional?
O controle e prevenção desta doença são fundamentadas na análise e identificação dos elementos presentes no ambiente de trabalho causadores do desenvolvimento da asma nos colaboradores.
Para isso, deve-se reconhecer quais trabalhadores desenvolveram o quadro, identificar se há elementos associados à sensibilidade por alergias, diagnosticar o estado de saúde e propondo terapêutica indicada.
Sendo reconhecidos os indivíduos e os elementos causadores, o próximo passo é o controle ambiental das zonas de trabalho, realocação de postos ou funções, monitoramento contínuo dos níveis de exposição, dentre outros aspectos avaliados por equipes especializadas.
Aproveite e leia também o conteúdo exclusivo da SSO Ocupacional sobre prevenção de acidentes no trabalho.
Medicina ocupacional
A Medicina Ocupacional é uma especialidade médica que tem por objetivo a prevenção e manejo de lesões, doenças ou incapacidades no ambiente de trabalho. Seus profissionais atuam diretamente na promoção do bem-estar, impactando produtividade e saúde dos trabalhadores.
A SSO Ocupacional é especialista em Medicina Ocupacional, contando com equipes de saúde qualificadas e especializada na avaliação, diagnóstico e tratamento de doenças e quadros clínicos relacionados ao trabalho.
Conclusão
Neste artigo você aprendeu que o quadro clínico de obstrução ou estreitamento das vias aéreas causadas por estímulos do ambiente é denominado asma. No contexto do exercício do trabalho, essa condição é entendida como uma doença ocupacional sendo tratada a partir da intervenção de equipes de Saúde e Medicina Ocupacional.
Os sintomas comuns incluem falta de ar, tosse, respiração ruidosa e sensação de pressão no tórax. Felizmente, com o tratamento correto e as medidas adequadas, o quadro é reversível.
A SSO Ocupacional conta com uma equipe especializada de médicos, atuando desde 2002 no tratamento de asma decorrente do exercício do trabalho e na garantia da qualidade de vida, bem-estar e saúde dos colaboradores.
Entre em contato com nosso time de atendimento e agende uma avaliação da sua empresa por nossa equipe de Medicina Ocupacional!
Cristiano Cecatto
Perito
Eng.mecânico
Eng.seg.trabalho
Mestre eng.produção
Membro ABHO no.1280
Certified Machinery Safety Expert – CMSE®