Anamnese Ocupacional: entenda o que é e sua importância!
A anamnese ocupacional é um procedimento bastante comum nas consultas médicas ocupacionais dos colaboradores.
Ela é benéfica tanto para colaboradores quanto para a empresa, pois possibilita a identificação de possíveis riscos aos quais os trabalhadores estão expostos, atuando como um procedimento de segurança e prevenção.
O procedimento está previsto na NR-7, segundo a qual a anamnese deve ser feita em todos os exames ocupacionais do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
O que é anamnese ocupacional?
A anamnese ocupacional é uma entrevista realizada pelo médico do trabalho com o colaborador da empresa. O objetivo é investigar o histórico do paciente e entender mais sobre a sua saúde, além de identificar possíveis doenças relacionadas ao trabalho.
O procedimento é comum em quaisquer consultas médicas, no entanto, quando associada ao PCMSO é mais voltada à relação colaborador-empresa.
Para que serve?
O principal objetivo é identificar a presença ou a ausência de doenças relacionadas à profissão executada pelo paciente em questão.
A partir dela é possível identificar sintomas ou mesmo sinais de agravos à saúde do colaborador.
Geralmente, a consulta se encaixa em uma das seguintes opções:
- exame admissional ou demissional: nestes casos, ela pode identificar possíveis doenças que impeçam o colaborador de exercer sua função ou sintomas e doenças desenvolvidos durante a ocupação;
- exame periódico: possui o objetivo de identificar sintomas em curso e prevenir o agravamento de doenças, caso existam;
- exame de retorno de trabalho: verifica se o profissional está apto a voltar para as suas atividades;
- exame de mudança de função: identifica se o colaborador está apto a exercer novas funções.
Qual a importância da anamnese ocupacional?
A anamnese ocupacional é o momento de ouvir o colaborador, entender suas queixas e necessidades e evitar problemas futuros com doenças ocupacionais.
Além de fazer o colaborador se sentir ouvido e valorizado, esse procedimento também é útil para que a empresa possa compreender possíveis riscos que o colaborador está correndo e tomar medidas para evitá-los ou reduzi-los.
Ao ouvi-lo, a empresa pode reduzir riscos de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho.
Muitas vezes é possível até mesmo identificar padrões de impacto na saúde da equipe e possíveis falhas que podem ser melhoradas dentro da empresa.
A SSO Orealiza anamneses ocupacionais detalhadas, contribuindo para diagnósticos precisos e planos de prevenção eficazes. Saiba mais!
Quais são os principais aspectos avaliados durante essa entrevista clínica
Confirmar doenças antecedentes
A anamnese ocupacional permite saber o histórico de doenças daquele paciente.
Se ele tem determinada doença e vai assumir um cargo que possa influenciar no seu curso, a empresa precisa estar ciente disso.
Ou mesmo se ele vem de outra empresa com doenças que foram originadas durante o trabalho, com esse exame a companhia consegue se proteger.
Ouvir possíveis queixas
Muitas vezes, o funcionário não possui abertura com a equipe ou com as lideranças para reclamar de possíveis problemas que podem estar acontecendo no trabalho.
E isso é bem ruim para a empresa, que pode trabalhar de maneira preventiva para impedir a evolução ou mesmo um acidente.
Na consulta, essa abordagem acontece da maneira correta e o funcionário se sente ouvido.
Conhecer os hábitos dos colaboradores
Essa estratégia permite conhecer melhor os seus colaboradores e até planejar estratégias que melhorem o bem-estar geral da equipe.
Se a empresa identificar, por exemplo, que muitos funcionários possuem hábitos sedentários, ela pode implementar ginástica laboral ou até fornecer benefícios que incentivam hábitos saudáveis.
Dessa maneira, ela pode trabalhar para gerar maior satisfação no trabalho e até aumentar a produtividade.
Como fazer uma anamnese: passo a passo?
A anamnese ocupacional deve seguir as etapas da Resolução CFM 2053/2013, posteriormente atualizada pela Resolução CFM Nº 2.153/2016. Veja qual é o passo e um roteiro com as principais questões:
- Identificação do paciente: neste momento, confirma-se os principais dados do paciente, como nome, profissão, idade, etc.
- Queixa principal: ouve-se o paciente para saber a razão da consulta e as queixas que ele possui;
- História da doença atual: se o paciente já tem uma doença em curso, o médico vai procurar saber um relato do início dos sintomas, evolução, se o paciente já ficou internado por conta disso, dentre outras questões;
- História familiar: aqui é analisado o histórico de doenças da família, se existem doenças psiquiátricas, o estado de saúde dos pais, etc.
- História pessoal:avalia-se as informações sobre o paciente desde a gestação, se houve intercorrências no parto, doenças na infância, ciclo vacinal, vida sexual, menopausa, doenças preexistentes, etc.
- Revisão por sistemas com interrogatório sucinto: por fim o médico faz algumas perguntas sobre os sistemas do paciente, incluindo os sentidos, sistema circulatório, linfático, psíquico, dentre outros.
Faça anamneses ocupacionais com a SSO Ocupacional
A SSO Ocupacional é uma assessoria de segurança do trabalho e saúde ocupacional com anos de experiência no mercado e milhares de empresas e colaboradores atendidos.
Oferecemos soluções eficientes para as empresas na Medicina do Trabalho e Saúde Ocupacional, para que não haja preocupação com o assunto por parte da direção e para que a segurança da empresa e colaboradores seja o ponto focal.
Nós temos uma cartela ampla de serviços, desde exames e consultas a soluções completas de engenharia, com emissão de laudos.
Nossa clínica fica localizada em uma posição estratégica em São Paulo, próximo à saída do Metrô Anhangabaú e ao Terminal de Ônibus Bandeira.
Conheça agora os serviços disponíveis para os seus colaboradores na SSO Ocupacional e deixe a nossa empresa ajudar a sua!
Conclusão
A anamnese ocupacional é uma prática essencial para a saúde e segurança no ambiente de trabalho, beneficiando tanto os colaboradores quanto as empresas.
Por meio desse procedimento, é possível identificar riscos à saúde dos trabalhadores, prevenir doenças ocupacionais e promover um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo.
A SSO Ocupacional oferece serviços especializados para realizar anamneses detalhadas, contribuindo para diagnósticos precisos e estratégias de prevenção eficazes, assegurando que a saúde e o bem-estar dos colaboradores sejam sempre uma prioridade.
Cristiano Cecatto
Perito
Eng.mecânico
Eng.seg.trabalho
Mestre eng.produção
Membro ABHO no.1280
Certified Machinery Safety Expert – CMSE®