Exame odontológico ocupacional: Saiba como funciona e onde contratar!
Você sabe como funciona o exame odontológico ocupacional? Ele pode ser solicitado em diferentes períodos, seja na admissão, na demissão ou mesmo no formato de exames periódicos.
E assim como o restante dos exames ocupacionais, ele também pode servir como prova em caso de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, por isso, é benéfico para empresas e colaboradores.
Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o conteúdo que a SSO Ocupacional preparou!
Índice:
- O que é e para que serve o exame odontológico ocupacional?
- Qual a importância do exame odontológico ocupacional para empresas e colaboradores?
- Como é feito o exame odontológico ocupacional?
- Exames complementares
- Exame odontológico admissional reprova?
- Onde contratar exame odontológico ocupacional?
O que é e para que serve o exame odontológico ocupacional?
O exame odontológico ocupacional é um exame que analisa as condições da saúde bucal do trabalhador em diferentes momentos dentro da jornada do trabalhador em uma empresa.
Dentre eles, podem ser solicitados os seguintes exames:
- Admissional: faz parte do processo admissional, visando identificar possíveis problemas dentários que possam interferir no desempenho do funcionário na sua respectiva função;
- Periódico: essa avaliação regular faz parte das ações de medicina do trabalho e objetiva prevenir e identificar precocemente problemas dentários que possam impactar a saúde e o desempenho do trabalhador;
- Mudança de função: tem o mesmo objetivo do admissional, mas é solicitado quando o funcionário vai assumir outra função dentro da mesma empresa;
- Retorno às atividades: quando um funcionário retorna ao trabalho após um período de afastamento, seja por motivos de saúde, férias ou outro.
- Demissional: verifica a condição da saúde bucal do trabalhador ao deixar a empresa, identificando possíveis problemas dentários adquiridos durante o período de emprego.
Qual a importância do exame odontológico ocupacional para empresas e colaboradores?
Assim como a medicina do trabalho, os cuidados com a boca também são parte importante da saúde.
Para os colaboradores, o exame ocupacional ajuda a garantir boas condições de saúde bucal, afinal ela está condicionada à maneira como o trabalhador vive, seus hábitos de vida e o meio onde atua.
A prevenção de doenças relacionadas à saúde bucal melhora a qualidade de vida no trabalho e proporciona as condições adequadas para que o colaborador possa cumprir com as suas atividades de maneira satisfatória.
Para as empresas, a garantia de mais saúde é igual a mais produtividade, menos faltas por problemas relacionados à saúde bucal e até à redução de riscos aos trabalhadores que, tratados de maneira preventiva, vão reduzir a ingestão de automedicação e evitar complicações.
O cuidado com os colaboradores também mostra que a empresa se preocupa com a sua equipe, melhorando a satisfação dos funcionários e a imagem interna e externa da companhia.
Como é feito o exame odontológico ocupacional?
O exame odontológico ocupacional começa com a identificação do paciente e das funções que ele vai realizar dentro da empresa.
O dentista também vai investigar as atividades profissionais anteriores do colaborador, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e até acidentes ocupacionais sofridos anteriormente.
Anamnese
A anamnese nada mais é do que uma conversa entre o profissional e o paciente para entender as condições de saúde dele.
Aqui, o dentista vai compreender o histórico, problemas de saúde, alergias, medicações utilizadas, cirurgias anteriores, traumatismos sofridos na face, dentre outras questões.
Exame clínico
O exame clínico é feito com base no que o profissional de odontologia observa do paciente, como por exemplo, sua postura em relação às ações de saúde propostas, o autocuidado e até vícios posturais que podem interferir na saúde bucal e nos sintomas do paciente.
Também fazem parte do exame clínico o exame extraoral e intraoral.
Extraoral
Aqui são analisadas possíveis assimetrias faciais, alterações da face, sinais de inflamação, movimentos musculares faciais, abertura e fechamento de boca, dentre outros fatores.
Intraoral
O dentista faz uma inspeção visual detalhada das estruturas dentro da boca, como a parte interna das bochechas, do céu da boca e da língua.
Ele também verifica se há algum problema, como inflamações ou infecções ao redor dos dentes e faz o registro dessas informações no momento em que o empregado é admitido.
Exames complementares
Exames complementares também podem ser solicitados, como radiografias, que ajudam o dentista a detectar possíveis problemas e a planejar tratamentos, além de servir como identificação em caso de acidentes graves.
Fotografias, moldes de gesso dos dentes e registros de mordida também servem para comparações futuras e podem ser usados como provas legais.
Os resultados dos exames são anexados ao prontuário do paciente e protegem empresas e funcionários em caso de questões trabalhistas.
Exame odontológico admissional reprova?
Assim como o exame ocupacional, o exame odontológico não tem o poder de reprovar um candidato.
No entanto, a depender das condições de saúde do paciente, ele pode ser considerado inapto para desempenhar determinadas funções.
Neste caso, ainda é possível realocar o colaborador para ocupar outras funções.
Onde contratar exame odontológico ocupacional?
O exame odontológico ocupacional pode ser realizado nas empresas especializadas em exames ocupacionais, como a SSO.
A SSO é uma Assessoria em Segurança e Saúde Ocupacional que oferece soluções eficientes para empresas e colaboradores no que diz respeito à qualquer área da Medicina do Trabalho.
Aqui você pode contratar diferentes serviços que atendem às necessidades ocupacionais da sua empresa.
Nossos profissionais possuem ampla experiência no campo da medicina do trabalho e podem ajudar a avaliar o quadro de saúde dos trabalhadores da sua empresa.
Se você reside em São Paulo, fale com a SSO Ocupacional e contrate agora os exames que precisa!
Conclusão
O exame odontológico ocupacional é fundamental para garantir a saúde bucal dos trabalhadores, beneficiando tanto empresas quanto colaboradores.
Ele pode ser realizado em diferentes momentos, como na admissão, demissão e periodicamente, ajudando a prevenir doenças, melhorar a qualidade de vida no trabalho e aumentar a produtividade.
Além de cumprir exigências legais, esses exames promovem um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.
Se você quer saber mais ou contratar esses serviços, a SSO Ocupacional oferece soluções especializadas em Medicina do Trabalho para atender às necessidades da sua empresa. Fale com a gente!
Cristiano Cecatto
Perito
Eng.mecânico
Eng.seg.trabalho
Mestre eng.produção
Membro ABHO no.1280
Certified Machinery Safety Expert – CMSE®