Laudo Luminotécnico: o que é e como fazer?
O laudo luminotécnico é um documento emitido por engenheiros e times de técnicos, que tem por objetivo a certificação das condições técnicas de infraestrutura, instalação e recursos de iluminação em uma determinada edificação.
No caso das empresas, a NBR 8895-1 do Ministério do Trabalho regula os aspectos fundamentais que regem a iluminação no ambiente de trabalho.
Nesse artigo exclusivo a SSO Ocupacional explica tudo sobre este tipo de laudo, sua importância para as empresas e quais os benefícios proporcionados por este documento.
Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!
Laudo luminotécnico: o que é e para que serve?
A luminotécnica é um campo da engenharia que tem por princípio o estudo e compreensão da relação da luz, seu comportamento, aplicação e manipulação em espaços diversos como hospitais, escolas, indústria, comércio, dentre outros locais.
Nestes cenários a intensidade, temperatura, visibilidade e outros aspectos considerados pelo engenheiro e técnicos são avaliados de acordo com as atividades humanas desempenhadas em cada espaço e o objetivo.
Por exemplo, em ambientes hospitalares os recursos de iluminação devem ser condizentes com um ambiente que demanda acompanhamento e atenção contínua das equipes de saúde em relação aos pacientes. Por este aspecto, todo o projeto luminotécnico deve considerar aspectos como promoção de estados de vigília e iluminação segura.
Desse modo, o laudo luminotécnico é um documento oficial emitido por profissional devidamente qualificado em luminotécnica, tendo por objetivo avaliar todas as condições físicas de instalação e distribuição dos recursos de iluminação, de acordo com as atividades realizadas num determinado ambiente e as normas vigentes, como a NBR8995-1.
Quais os principais pontos analisados no laudo luminotécnico?
A partir da vistoria e análise das condições e estruturas de iluminação de uma determinada edificação, o engenheiros e técnicos avaliam aspectos como:
- Iluminância
- Ofuscamento
- Direcionalidade da luz
- Cintilação
- Luz Natural e Luz Artificial
- Economia e gasto energético
- Segurança visual
- Desempenho visual
- Conforto visual
Tendo em vista os aspectos indicados, o laudo é emitido contendo informações técnicas capazes de direcionar a adequação do espaço e enquadramento na legislação competente.
Qual a importância do laudo luminotécnico
O laudo luminotécnico é essencial para garantir que as condições de iluminação no ambiente de trabalho estejam em conformidade com as normas regulamentadoras, proporcionando um espaço seguro e confortável para a realização das atividades laborais.
Desenvolvido por engenheiros e técnicos especializados, este laudo registra a avaliação da infraestrutura e instalação dos sistemas de iluminação, considerando variáveis como a intensidade, direcionalidade e qualidade da luz, tanto natural quanto artificial.
Além de cumprir a legislação e evitar possíveis sanções legais, o laudo ajuda a prevenir acidentes de trabalho, influenciando diretamente na saúde e produtividade dos colaboradores por meio do controle adequado dos estímulos luminosos.
Outro ponto importante é que a otimização da iluminação pode levar a uma significativa economia de energia e redução de custos operacionais.
Ao implementar melhorias baseadas no laudo, as empresas promovem um melhor ambiente de trabalho, o que se traduz em benefícios tangíveis. Portanto, representando um investimento estratégico na infraestrutura da empresa, na saúde dos trabalhadores e na própria sustentabilidade operacional do negócio.
Aproveite e saiba também sobre o exame de campimetria visual e sua importância!
Para quem é indicado o laudo luminotécnico?
A emissão do laudo é indicada para qualquer espaço em que se coordenam e desempenham atividades humanas, sobretudo, aquelas de natureza laboral. Isto é, para empresas de qualquer porte, segmento ou áreas de atuação.
O laudo representa o documento emitido por um profissional qualificado em luminotécnica, emitindo um ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e tem por objetivo a otimização do espaço tendo em vista questões físicas, psicobiológicas e de saúde humana, assim como jurídicas e legais.
Problemas que a má qualidade da iluminação pode causar
A iluminação interfere de maneira direta na maneira com que as pessoas desempenham suas atividades, regulam seu comportamento, assim como da capacidade de realizar tarefas de maneira segura e assertiva.
Por exemplo, a possibilidade de acidentes de trabalho em ambientes com recursos de iluminação ineficientes ou desatualizados. Ou seja, a qualidade da iluminação interfere diretamente na segurança dos colaboradores durante o desempenho de suas atividades.
Outros problemas também podem surgir, contudo, na esfera da segurança jurídica e operacional das empresas que, por motivos variados, estejam fora dos termos legais e normativos que regem a iluminação no contexto do trabalho.
Vantagens de uma boa iluminação no ambiente de trabalho
Confira a seguir as vantagens de uma boa iluminação, tendo em vista a melhoria na produtividade, a criação de espaços de trabalho seguros e a redução de impactos negativos na percepção e conforto visual dos colaboradores.
Melhora a produtividade e disposição
A qualidade e adequação da luz em ambientes de trabalho têm um efeito profundo na produtividade, disposição e bem-estar dos funcionários. Uma iluminação bem planejada pode diminuir a fadiga e melhorar a concentração, permitindo um desempenho mais eficiente.
A luz não só influencia o ciclo biológico que regula o sono e a vigília, mas também afeta o humor. Por isso, com a iluminação correta, os trabalhadores se sentem mais ativos e motivados, impactando na produtividade geral.
Evita acidentes
Um dos aspectos cruciais de um ambiente de trabalho seguro é uma boa iluminação. Ela fornece a visibilidade adequada do espaço, evitando assim acidentes de trabalho ao permitir que os colaboradores evitem perigos potenciais.
Em ambientes com maquinário, a iluminação adequada é essencial para que os trabalhadores possam navegar com segurança e realizar suas atividades de maneira protegida de riscos ocupacionais.
Reduz os efeitos estroboscópicos
Efeitos estroboscópicos (cintilação de luzes) podem causar desconforto visual, dores de cabeça e cansaço ocular. Em cenários mais graves, podem impactar a coordenação motora e a precisão de movimentos, o que aumenta o risco de acidentes.
Um sistema de iluminação de qualidade minimiza esses efeitos adversos, garantindo uma luz estável e segura, resultando em um ambiente de trabalho mais confortável e protegido de riscos associados a uma iluminação inadequada.
O que deve constar no projeto luminotécnico?
O projeto luminotécnico representa um documento com direcionamentos técnicos à instalação ou alteração da infraestrutura e sistema de iluminação de uma determinada empresa.
Por isso, nesses documentos é comum encontrar direcionamos sobre:
- Intensidade luminosa dos recursos de iluminação e sua devida disposição espacial
- Distribuição angular e direcionamento da luz no ambiente, de acordo com os objetivos do projeto
- Informações elétricas específicas, com tipo de instalação, características dos produtos e das fontes de luz, dentre outros aspectos.
Vale ressaltar que o projeto luminotécnico se difere do laudo luminotécnico.
Ao passo que o primeiro se assemelha a um projeto de arquitetura e engenharia, o segundo se aproxima de uma certificação das condições técnicas de iluminação de um determinado espaço, de acordo com a legislação aplicável.
Quem faz e assina o laudo luminotécnico?
O processo de inspeção, análise e compreensão da estrutura, sistema e recursos de iluminação é conduzido por engenheiros e times de luminotécnica devidamente habilitados e autorizados à elaboração de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).
Desse modo, o laudo é emitido com base nas avaliações técnicas e posteriormente emitido por profissional certificado e legalmente autorizado para tal.
Principais benefícios do laudo luminotécnico para a sua empresa
Confira abaixo os benefícios da realização e emissão do laudo luminotécnico para a sua empresa.
Garante a conformidade Legal
Além da melhoria nos quadros gerais de segurança, a conformidade com as Norma Regulamentadoras do Ministério do Trabalho também possibilita que empresas de diversos portes e segmentos estejam em linha com a legislação competente.
Economia de Energia
A partir da avaliação do sistema e recursos de iluminação, caso sejam identificados pontos de melhoria, os profissionais envolvidos podem sugerir a substituição de equipamentos ou adequação da estrutura com objetivo de redução de custos operacionais e maior economia com energia.
Melhora a saúde dos colaboradores
Um dos mecanismos do corpo humano de controle de estados de vigília, sono, estresse ou conforto é o ciclo circadiano. Devido à maneira como o ser humano evoluiu biologicamente, mecanismos de percepção da qualidade e intensidade da luz se desenvolveram.
Desse modo, adequar a iluminação do ambiente de trabalho, promovendo estados de maior conforto visual ou estímulo ao estado de vigília, permitem a melhoria na qualidade de vida dos colaboradores e a consequente melhora no quadro de saúde.
Aumenta a produtividade
A compreensão do ambiente de trabalho, sob o aspecto da iluminação, possibilita que estratégias de incentivo ao aumento da produtividade ocorra. Isto devido à constatação científica do impacto da luz no funcionamento do organismo humano e seus resultados no ambiente de trabalho.
Previne e reduz o risco de acidentes
A prevenção de acidentes ou cenários de risco operacional é realizada, também, por meio da instalação de recursos de iluminação adequados e capazes de efetivamente iluminar uma área de trabalho.
Isto permite maior segurança no desempenho das atividades, proporcionando maior visibilidade, alerta e vigília durante as tarefas, assim como do conforto visual possibilitado por recursos de iluminação adequados.
Quais ações adotar após realizar o laudo luminotécnico
Após elaborar o laudo luminotécnico, a empresa deve agir prontamente implementando as sugestões para otimizar a iluminação de acordo com as normas vigentes, o que assegura a conformidade legal e a segurança no ambiente de trabalho.
Além deste aspecto, também recomende-se investir em eficiência energética, adotando
sistemas de iluminação que reduzam o consumo elétrico, ao mesmo tempo em que se mantém um cronograma para revisões constantes.
Desse modo, garantindo a manutenção da qualidade e a adaptação a eventuais novas necessidades ou regulamentos.
Vale destacar que a educação dos colaboradores quanto às mudanças e os motivos por trás delas é essencial para uma integração bem-sucedida.
Por fim, a análise dos resultados dessas implementações permite ajustes contínuos e afirma o comprometimento da empresa com as melhores práticas de iluminação e o bem-estar dos funcionários.
- Implementar as Recomendações do Laudo
- Adequar às Normas Regulamentadoras
- Promover a Eficiência Energética
- Manter a Iluminação em Revisão Contínua
- Educar e Engajar os Colaboradores
- Monitorar e Avaliar os Resultados
A SSO Ocupacional, referência em Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho, conta com uma equipe de profissionais técnicos e emissão de laudos de segurança no ambiente de trabalho.
Conclusão
Neste artigo exclusivo você aprendeu sobre o laudo luminotécnico, um documento de certificação das condições de infraestrutura, instalação e segurança de iluminação em ambientes de trabalho.
Como vimos ao longo do artigo, este laudo é emitido por profissionais
credenciados e legalmente habilitados, sendo convencionalmente realizado por engenheiros e técnicos em luminotécnicas.
A SSO Ocupacional avalia a estrutura das empresas, a partir do âmbito legal da Segurança
do Trabalho, emitindo laudo e orientando gestores e times quanto às melhores práticas de manutenção de estados seguros de desempenho do trabalho.
Entre em contato com nosso time de atendimento e saiba como a SSO Ocupacional pode te ajudar!
Cristiano Cecatto
Perito
Eng.mecânico
Eng.seg.trabalho
Mestre eng.produção
Membro ABHO no.1280
Certified Machinery Safety Expert – CMSE®