Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, o que são?
Os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) são quadros de saúde que contemplam e abarcam uma série de patologias, por exemplo, lombalgias, mialgias e tendinites.
Têm como origem tanto aspectos mecânicos no desempenho do trabalho, como sobrecarga ou contração muscular prolongada, assim como fatores psicossociais relacionados à satisfação com o emprego e desenvolvimento de quadros de saúde mental.
No entanto são facilmente evitados quando, nas empresas, são implementadas políticas de atenção à saúde do trabalhador mediante a qualificação do espaço, mobiliários e acessórios, assim como da execução de treinamentos em ergonomia e Saúde Ocupacional.
O time de especialistas da SSO Ocupacional elaborou este artigo abordando tudo sobre o assunto, desde o conceito de DORT até as possíveis estratégias de prevenção ao desenvolvimento deste quadro de saúde nos colaboradores das empresas.
Continue e saiba tudo sobre o assunto!
O que são distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho?
São distúrbios (DORT) que atingem tendões, nervos, músculos e ligamentos, ocasionando inflamações ou degenerações e que têm como causa a atividade laboral em condições de baixa ergonomia ou cuidado com saúde ocupacional.
Vale ressaltar que o DORT é uma classe conceitual aplicada a uma série de condições patológicas. Isto é, antes de uma doença ou afecção específica é um quadro geral de saúde decorrente de atividades ou tarefas no ambiente de trabalho causadoras de inflamações, traumas e esforços.
Desse modo, a sigla DORT foi cunhada como estratégia de atualização conceitual da mais conhecida: LER ou Lesão por Esforço Repetitivo. Isto devido aos avanços na avaliação em Saúde Ocupacional que incluíram outras condições de saúde não estritamente vinculadas à repetição.
O que causa os distúrbios osteomusculares?
Estes distúrbios apresentam causas variadas, uma vez que contempla tanto fatores mecânicos quanto sociais, psicológicos e familiares.
De todo modo, o conceito atual contempla como causas a sobrecarga dinâmica, contração muscular prolongada, excesso de força, uso indevido de instrumentos, postura inadequada, por exemplo.
Sob o aspecto psicossocial, também integram como causas possíveis a insatisfação no trabalho, quadros de ansiedade e depressão, problemas de ordem pessoal, econômica, familiar, dentre outros aspectos que impactam na atividade laboral.
Confira alguns dos fatores e contexto capazes de afetar negativamente o indivíduo no desenvolvimento de DORT:
- duração da jornada de trabalho
- ferramentas, mobiliário, acessórios e utensílios inadequados
- ausência de intervalos regulares
- postura inadequada ao longo da atividade laboral
- aspectos físicos do local de trabalho, tais como barulhos, umidade ou ventilação
- desconhecimento e falta de treinamentos propostos pela gestão de equipes
Quais são os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) mais comuns?
A Sociedade Brasileira de Reumatologia avalia como mais recorrente entre os casos de DORT as tendinites, lombalgias e mialgias que atacam e desenvolvem em diversos locais do corpo.
Tendinites
Caracterizada por processos inflamatórios nos tendões, a tendinite associada aos distúrbios osteomusculares convencionalmente ataca o ombro, cotovelo e punho. Suas causas, como vimos, podem ser de diversas naturezas.
Lombalgias
Lombalgias são condições associadas à presença de dores que afetam a parte inferior da coluna, na região lombar. São caracterizadas por algum tipo de lesão, seja muscular ou de ligamento.
Mialgias
A presença genérica de dores musculares é caracterizada, pela literatura médica, como mialgia. Nos casos de distúrbios osteomusculares pode ser desenvolvida em qualquer parte ou local do corpo, dependendo das causas.
Como os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho são diagnosticados?
A identificação e diagnóstico desses distúrbios podem ser conduzidos a partir de metodologias denominadas REBA (Rapid Entire Body Assessment), OWAS (Working Posture Analyzing System), RULA (Rapid Upper Limb Assessment) e índice SI (Strain Index).
Cada qual, quando aplicado por profissionais qualificados, é capaz sinalizar aspectos de risco à saúde e potencial desenvolvimento de DORT assim como da compreensão das estratégias possíveis de prevenção.
Ao âmbito do indivíduo que, por ventura apresente queixas como lombalgia ou mialgia, deve-se recorrer à avaliação médica qualificada e capaz de detectar os sintomas e indicar os devidos tratamentos.
Quais os tratamentos para os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho?
Tendo em vista que tais distúrbios contemplam uma variedade de casos clínicos, há também um conjunto de possíveis tratamentos dependendo do diagnóstico da patologia associada ao DORT.
O médico responsável, portanto, pode recomendar uma terapêutica baseada em fisioterapia, medicamentos, infiltrações ou órteses (talas, protetores, cintas etc.). Portanto, o tratamento adequado dependerá da avaliação qualificada do médico responsável.
Como prevenir os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho?
A prevenção do DORT ocorre com a implementação de processos de treinamento em ergonomia e Saúde Ocupacional, assim como na adoção de estratégias de melhoramento do ambiente de trabalho.
Tendo em vista que a Ergonomia é uma ciência que visa a compreensão e melhoramento da relação entre atividade humana e contexto de trabalho, torna-se essencial o emprego de estratégias de qualificação tanto do ambiente quanto das práticas humanas tomadas nestes locais.
A conscientização das equipe e colaboradores aliada à melhor disposição e atualização de mobiliário, instalações e recursos também contribui para a prevenção do desenvolvimento destes distúrbios nos quadros de pessoal das empresas.
Estes aspectos compõem uma política de atenção à saúde do trabalhador e cuja iniciativa deve ser das empresas, sendo que os resultados se expressam no aumento da produtividade de equipes e melhor qualidade de vida dos colaboradores.
A SSO Ocupacional conta com um time especializado de ergonomistas, desenvolvendo e implementando estratégias de melhoramento do ambiente de trabalho com objetivo de prevenção de distúrbios e doenças ocupacionais.
Conclusão
O desenvolvimento de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho em colaboradores é um dos temas que merece atenção constante por parte das equipes gestoras e diretivas das empresas.
Isto devido aos impactos tanto na saúde e qualidade de vida do trabalhador, como na possibilidade de diminuição nos índices de produtividade alcançados pela empresa.
A adoção de estratégias preventivas e proativas no contexto das empresas possibilita que os cenários de desenvolvimento do DORT sejam reduzidos ou anulados, com medidas de treinamentos de pessoal e análise e qualificação do ambiente e mobiliário da empresa.
A SSO Ocupacional, desde 2002, desenvolve treinamentos e relatórios para empresas de diversos segmentos e portes, contando com uma equipe qualificada e instruída de ergonomistas e profissionais da saúde.
Entre em contato e verifique nossas condições!
Cristiano Cecatto
Perito
Eng.mecânico
Eng.seg.trabalho
Mestre eng.produção
Membro ABHO no.1280
Certified Machinery Safety Expert – CMSE®