Anamnese audiológica: saiba o que é e entenda a importância!
A anamnese audiológica consiste em exame, em modalidade de entrevista direcionada, em que um profissional da fonoaudiologia mapeia, analisa e compreende o estado de saúde do paciente em relação à audição.
Pode ser realizado em qualquer momento e não há restrição de idade do paciente, sendo, no entanto, recomendado a assistência de parentes ou cuidadores em casos que demandam uma intermediação.
A pedido da SSO Ocupacional, o time de fonoaudiólogos e audiólogos desenvolveu este artigo contemplando todos os aspectos da anamnese audiológica: o que é, qual a importância e onde realizar.
Continue no artigo e saiba tudo!
Anamnese audiológica, o que é?
Em consultório de fonoaudiologia, uma série de investigações em modelo de entrevista é realizada com o objetivo de identificar o histórico de saúde do paciente em relação à situação auditiva.
Esse procedimento, amplamente adotado na Medicina do Trabalho, consiste na investigação clínica de sintomas de perda auditiva. Pode ser realizado independente da idade do paciente, com ressalvas para aqueles que dependem de assistência de terceiros (parentes ou cuidadores).
O profissional de fonoaudiologia ou o audiólogo conduz o procedimento, fundamentado em metodologia e com objetivo de compreender todo o quadro clínico do paciente. Seja quando este apresenta queixa ou, ainda, não havia se atentado para os sintomas.
Saiba mais sobre a importância do repouso auditivo e sua relação com o exame de audiometria!
Como funciona?
A partir de uma série de perguntas direcionadas e metodologicamente estruturadas, o profissional de fonoaudiologia investiga traços e sintomas que possam denotar perda auditiva nos mais diversos graus.
Para isso, o profissional da saúde analisa o histórico médico do paciente, a existência de sintomas relacionados à perda auditiva (traumas, eventos, zumbidos etc.), o estilo de vida e os possíveis impactos.
Portanto, consiste em procedimento não invasivo, não sendo necessários quaisquer equipamentos específicos ou coleta de material ou examinações mais detalhadas do aspecto fisiológico do paciente. Isto é, fundamenta-se em investigação por meio de entrevista.
Qual a importância da Anamnese audiológica?
A realização da anamnese audiológica apresenta um conjunto de fatores que sublinham a sua importância. Estes abrangem desde a compreensão do quadro geral de saúde auditiva do paciente até a identificação de fatores de riscos e solicitação de exames.
No momento da coleta de informações, o profissional de fonoaudiologia é capaz de identificar todo o histórico do paciente a partir de perguntas direcionadas e com objetivo claro: compreender a situação atual, as queixas, as possíveis causas e os possíveis tratamentos.
Ou seja, este procedimento da clínica fonoaudiológica tem como meta o levantamento de informações, de modo que tanto a solicitação de exames adicionais ou o tratamento recomendado sejam identificados e informados ao paciente.
Quando esse procedimento é indicado?
Recomenda-se a realização periódica quando há histórico de perda auditiva ou complicações relacionadas à audição. Por exemplo, zumbidos constantes e vertigens.
No entanto, o procedimento pode ser realizado em qualquer momento sem quaisquer impedimentos. Por isso, pode ser realizado dadas as seguintes situações:
- avaliação diagnóstica: quando o paciente identifica sintomas de provável perda auditiva
- avaliação prévia: em momento anterior à realização de tratamentos com aparelho auditivos
- triagem: em dinâmicas realizadas por empresas, escolas e instituições, de modo avaliativo e de mapeamento das condições gerais de saúde auditiva
- reabilitação: acompanhamento da evolução do quadro de saúde do paciente durante período de tratamento ou pós-tratamento
Desse modo, caso se identifique em algum destes momentos (seja apresentando queixa ou com necessidade de acompanhamento pessoalizado), considera o agendamento de uma anamnese audiológica.
Quem pode realizar a Anamnese audiológica?
O exame é realizado por profissional da saúde, no campo da fonoaudiologia e da audiologia, capacitado e legalmente reconhecido como especialista na identificação, análise e compreensão da saúde auditiva dos pacientes.
Como procedimento clínico, a anamnese com finalidade audiológica é conduzida de maneira que o profissional compreenda todo o perfil sintomático apresentado e oriente o paciente a práticas, exames ou tratamento necessários.
Como o laudo é feito?
De acordo com a Resolução CFFa N°482/2015, o laudo é entendido como um “pronunciamento por escrito, consubstanciado, de uma opinião técnica sobre determinada situação, que exija conhecimentos específicos”.
Isso é, configura-se como documento que atesta e certifica, por meio da opinião de profissional qualificado e legalmente reconhecido, de um determinado quadro de saúde identificado.
Desse modo, o laudo é emitido constando todos os apontamentos identificados pelo fonoaudiólogo ou audiólogo, que mapeiam e descrevem o quadro clínico identificado, podendo apontar:
- resultados dos exames conduzidos
- interpretação dos dados expressos pelos exames
- recomendação e orientação de possíveis tratamento
Esse documento, portanto, é elaborado de maneira que as informações sejam apresentadas de maneira clara, objetiva e precisa. A partir destes aspectos, outros profissionais são capazes de compreender o contexto clínico, tecer avaliações e conduzir o paciente, caso haja a necessidade de outros procedimentos.
Onde fazer Anamnese audiológica?
A anamnese audiológica deve ser conduzida em clínicas especializadas e que apresentam profissionais desta especialidade em seu quadro. Por ser realizada de maneira investigativa, também pode ser realizada em consultórios.
Ou seja, recomenda-se sempre buscar profissionais e clínicas especializadas de modo que tanto o procedimento quanto a estrutura do local contribuam para um diagnóstico assertivo do quadro de saúde auditiva.
A SSO Ocupacional conta com uma equipe especializada, contando com fonoaudiólogos de larga experiência em clínica e capacitação acadêmica. Entre em contato hoje ainda com nosso time de atendimento e agende uma consulta!
Conclusão
A anamnese audiológica consiste em um procedimento clínico, conduzido por fonoaudiólogo ou audiólogo capacitado, e que tem por objetivo identificar e compreender o quadro e histórico de saúde do paciente em relação à audição.
Este processo permite um melhor direcionamento aos possíveis tratamentos conduzidos por fonoaudiólogos ou médicos, assim como exames ou tratamentos necessários. Não há qualquer restrição em idade e pode ser realizado em qualquer período.
Estes aspectos sublinham a importância do procedimento, uma vez que, a partir dele, sintomas e demais aspectos da saúde auditiva são identificados e quadros de agravo prevenidos.
Entre em contato com a SSO Ocupacional e agende hoje ainda seu exame de anamnese audiológica!
Cristiano Cecatto
Perito
Eng.mecânico
Eng.seg.trabalho
Mestre eng.produção
Membro ABHO no.1280
Certified Machinery Safety Expert – CMSE®