Treinamento de ergonomia: qual a importância para empresas?
O treinamento de ergonomia pode ser compreendido como uma estratégia assertiva de melhoramento do bem-estar de trabalhadores, aumento da produtividade e redução de riscos no contexto das empresas.
Estes treinamentos são realizados por profissionais qualificados, tendo como base tanto o conhecimento prático e teórico, quanto em normas técnicas e legislação competente. Especificamente, a Norma Regulamentadora NR-17 do Ministério do Trabalho.
Mas, qual a importância destes processos para as empresas?
Pensando nisso, o time de ergonomistas da SSO Ocupacional elaborou este artigo abordando conceitos, práticas e especificidades do treinamento de ergonomia e seus impactos positivos.
Continue no artigo e saiba tudo!
Treinamento de ergonomia, o que é?
O conceito e a prática da ergonomia contemplam as relações entre humano e trabalho, de modo que a avaliação, identificação e compreensão desta relação permite o emprego de estratégias de melhoramento do ambiente de trabalho.
O foco destas ações é a otimizar o bem-estar de trabalhadores e colaboradores no contexto do trabalho. Este princípio tem como consequência a potencialização da qualidade das atividades realizadas e aumento geral do desempenho de equipes, times e processos.
Os ergonomistas são profissionais especializados e com capacidade técnico-teórica para realizarem a avaliação de toda a relação entre trabalhadores e ambiente de trabalho: tarefas, organização, produtos e trabalhos.
Elaborando pareceres e executando treinamentos de ergonomia com o objetivo de construir cenários adaptados ao bem-estar, limitações e capacidades dos trabalhadores.
Desse modo, fundamentados em normas técnicas, sobretudo na NR-17 expedida pelo Ministério do Trabalho, os ergonomistas desenvolvem atividades instrucionais e formativas que possibilitam que trabalhadores identifiquem problemas e fatores de riscos.
Qual a importância?
Implementar processos formativos e de cunho instrucional no ambiente de trabalho sempre representa um investimento na melhoria de processos, com impacto em toda a cadeia de atividades nas empresas.
No caso de treinamentos voltados ao bem-estar de trabalhadores, os resultados se expressam em alguns âmbitos. O primeiro deles é a diminuição expressiva de cenários de risco à saúde. O segundo, no conforto e melhoramento da relação humano-trabalho.
No primeiro caso, a prevenção de acidentes e lesões impacta tanto na saúde dos trabalhadores e segurança operacional, quanto na adequação das empresas e suas atividades às normativas técnicas e procedimentos legais.
O segundo, o conforto e bem-estar, reconhecidamente tem como maior resultado o aumento na produtividade. Além de permitir um contexto apto ao exercício do trabalho, o bem-estar também gera ganhos expressivos na qualidade e assertividade de processo e tarefas.
- ganho de produtividade
- bem-estar de trabalhadores
- redução de acidentes
- redução de desligamentos e demissões
Como um treinamento de ergonomia é feito?
Os treinamentos de ergonomia são realizados, preferencialmente, no ambiente de trabalho em conjunto com os colaboradores e equipes. Neste contexto, aspectos como a conscientização de processos e tarefas é ministrada, contemplando:
- compreensão dos postos de trabalho
- manipulação de mercadorias, produtos, ferramentas etc.
- organização do ambiente de trabalho e suas implicações
- aspectos psicossociais e melhoria do bem-estar individual e coletivo
- potenciais agravos à saúde e práticas de segurança laboral
A NR-17, no entanto, estabelece a possibilidade de realização presencial ou à distância, por meio de palestras, cursos ou material audiovisual disponibilizado aos trabalhadores.
Este tipo de treinamento é realizado como uma das etapas de um processo maior que avalia toda a estrutura da empresa, elaboração de plano estratégicos de melhoria, implementação e mensuração de resultados por meio da avaliação de indicadores e dados gerados.
Todo esse contexto possibilita que ergonomistas avaliem as especificidades do ambiente de trabalho e elaborem estratégias assertivas, com base nas melhores práticas nacionais e internacionais, assim como nas normativas técnicas vigentes.
Para qual tipo de empresa o treinamento de ergonomia é indicado?
Toda e qualquer empresa pode realizar, periodicamente, processos instrutivos em ergonomia. Não há qualquer restrição ao porte, segmento ou estrutura da empresa.
Todos os fatores específicos do ambiente de trabalho são avaliados criteriosamente pelos ergonomistas, de modo que as melhores soluções sejam implementadas. Por isso, recomenda-se para empresas das mais variadas características estas ações formativas em ergonomia.
Além destes aspectos, empresas que implementam estas modalidades de treinamento também apresentam resultados positivos adicionais em:
- diminuição de custos
- valorização do colaborador
- redução de afastamentos
- prevenção de estresse empresarial
- melhoria geral da qualidade de vida de trabalhadores e colaboradores
Qual a importância da ergonomia para os colaboradores?
A ergonomia contempla não somente os aspectos físicos da realização de atividades e adaptação de equipamentos, tarefas e mobiliário no contexto do trabalho. O âmbito psicossocial também é alvo de análises e melhoramento pela ergonomia.
Isso significa que o bem-estar e saúde dos trabalhadores é compreendido de maneira integrativa e sistêmica: saúde física, mental, cognitiva e organizacional.
A partir destas estratégias, os benefícios e pertinência de ergonomia para colaboradores se expressam em várias dimensões que convergem para a satisfação, segurança, bem-estar e eficiência produtiva dos trabalhadores.
Quem pode dar treinamento de NR-17?
Assim como qualquer tipo de processo instrucional demanda profissionais qualificados e com comprovada expertise na área, os treinamentos com base na NR-17 devem ser conduzidos por equipes de ergonomistas.
Estes profissionais possuem a capacidade técnica e teórica de identificar, analisar, compreender e elaborar as melhores soluções para os contextos de trabalho com base tanto na legislação competente, quanto no conhecimento acadêmico e profissional.
Por isso, a realização destes percursos instrucionais e formativos deve ser sempre realizada por pessoal qualificado, autorizados legalmente (via formação em Ensino Superior, por exemplo) e reconhecidamente capazes.
Como contratar um treinamento de ergonomia?
Para contratar um treinamento de ergonomia entre em contato com empresas especializadas e com trajetória de mercado no setor de Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho.
A SSO Ocupacional conta com um corpo de profissionais formados em ergonomia nas melhores instituições nacionais, com conhecimento prático e teórico na implementação das melhores práticas em empresas dos mais diversos segmentos, portes e setores da economia.
Com base em metodologias assertivas, softwares e equipamentos de alta tecnologia associadas, desde 2002 os ergonomistas da SSO Ocupacional otimizaram a realidade de ambientes de trabalho de centenas de clientes.
Entre em contato com nosso time e agende uma avaliação!
Conclusão
A ergonomia, como ciência e prática de melhoramento do ambiente de trabalho, tem por objetivo promover contexto de bem-estar, segurança e saúde em empresas com foco nos trabalhadores.
A partir de medidas preventivas e proativas, profissionais qualificados analisam e elaboram estratégias de conscientização e otimização das atividades, tarefas e demais processos envolvidos no cotidiano dos negócios. Isto impacta tanto na qualidade de vida das pessoas, quanto no aumento de produtividade.
A SSO Ocupacional conta com uma equipe de ergonomistas experts, com os melhores equipamentos e recursos atualmente disponíveis, possibilitando as melhores soluções em ergonomia para seus clientes.
Entre em contato com nosso time de atendimento e confira as nossas condições!
Cristiano Cecatto
Perito
Eng.mecânico
Eng.seg.trabalho
Mestre eng.produção
Membro ABHO no.1280
Certified Machinery Safety Expert – CMSE®