9 passos fundamentais para aprender como organizar uma SIPAT
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem muitas responsabilidades anualmente. Mas saber como organizar uma SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) está entre as principais. E neste post vamos explicar a importância em planejá-la para aumentar a conscientização dos trabalhadores sobre a saúde.
O que é a SIPAT?
Antes de falarmos sobre como organizar uma SIPAT, vale destacar o que é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho: o significado da palavra está no planejamento de um evento focado na importância da prevenção aos acidentes de trabalho.
Qual NR fala sobre a SIPAT?
Organizar uma SIPAT é algo previsto em lei segundo a NR-5 e a Portaria nº 3.214. Nela, consta que a CIPA tem a responsabilidade de “promover, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT”.
Como organizar uma SIPAT
O primeiro passo a seguir, para você que deseja aprender como organizar uma SIPAT, consiste em montar o passo a passo da semana e realizar encontros periódicos (e antecipados) para planejar o evento
Inclusive, é recomendável documentar as decisões e reuniões e ter uma ata específica para cada um deles. Assim, cada edição da SIPAT acontece com mais facilidade, organização e eficiência operacional.
Confira, então, o passo a passo para organizar uma SIPAT!
1. Organização com antecedência
Saiba, antecipadamente, quais são os objetivos, o tema e as equipes que vão liderar o projeto. Com reuniões organizadas com antecedência, é possível planejar a semana inteira da SIPAT e inclusive considerar planos de ação contra todo tipo de imprevisto.
Confira alguns assuntos que devem ser previamente esclarecidos para facilitar a organização do evento:
- temas (principais e complementares);
- atividades realizadas;
- recursos necessários;
- data da SIPAT;
- responsáveis.
2. Colaboração da CIPA
A CIPA é a equipe planejadora da SIPAT. Por meio de um time dedicado a esse projeto, é possível organizar uma SIPAT de sucesso!
Qual é a diferença entre CIPA e SIPAT?
A CIPA é a comissão responsável por organizar uma SIPAT — que, por sua vez, é uma ação com duração de uma semana e focada exclusivamente em atividades para conscientizar os colaboradores a respeito da prevenção aos acidentes de trabalho.
Quem deve elaborar a SIPAT?
No geral, a SIPAT é organizada pelo time da CIPA e pode contar, ainda, com profissionais de recursos humanos e também Técnicos de Segurança do Trabalho.
3. Brainstorm de ideias para SIPAT em parceria com a CIPA
Hora de considerar os temas para a SIPAT. Nesse aspecto, devem ser definidos o que fazer na Semana do Trabalhador e apontar uma frase tema para evento.
Com base nisso, fica mais fácil dar um passo importante para especializar-se em organizar uma SIPAT. Vamos ver como encaixar essas atividades no seu planejamento.
Definindo o tema
Avalie o ambiente da empresa e, por meio dessa análise, defina o tema principal da SIPAT.
Existem assuntos diversos que você pode considerar, mas lembre-se de alinhar o objetivo da SIPAT ao que a empresa mais necessita. Isso ajuda a agregar valor às atividades e, ainda, direcionamento à campanha em si.
4. Escolha das atividades
Uma vez que o tema é definido, hora de fazer com que a SIPAT seja divertida e informativa. Para isso, é importante também alinhar-se ao perfil médio dos participantes para que o objetivo seja alcançado com sucesso.
Qual atividade pode ser feita em uma SIPAT?
Existem diferentes maneiras de engajar os colaboradores a participar e aprender com a SIPAT. Confira, abaixo, alguns meios para isso:
- dinâmicas para SIPAT;
- peças teatrais;
- treinamentos;
- palestras;
- gincanas.
Ou seja: ações em geral que podem ser adaptadas aos temas da SIPAT.
5. Definição da programação e cronograma para SIPAT
Temas e atividades em mãos, é chegado o momento de aprender como organizar uma SIPAT ao longo de toda a sua duração.
Para tanto, tenha em mente quais são os assuntos mais relevantes e monte um cronograma que ajude a equilibrar todas de modo harmônico e que mantenha o interesse na SIPAT elevado.
E quanto tempo dura a SIPAT?
O período de atividades de uma semana é de uma semana.
6. Escolha do local para o evento e da equipe realizadora
Se a empresa não possui um local adequado para a realização do evento, experimente avaliar uma localização capaz de acomodar a todos — desde que não estoure o orçamento — de modo confortável e capaz de acomodar também as atividades planejadas.
Selecionando um coordenador para a equipe responsável pela realização
É importante contar com um membro responsável pelo evento, como um todo. Essa centralização é importante para que alguém lidere a campanha em todas as frentes e sirva de ponto de apoio para quem necessitar.
Quantos colaboradores devem participar da SIPAT?
Não existe uma quantidade mínima para a realização da SIPAT, segundo a Norma Regulamentadora nº 05.
7. Planeje os recursos necessários e a decoração
Com as respostas para todos os pontos acima, fica mais fácil pensar na decoração e em todos os recursos e materiais necessários. O que nos leva ao ponto seguinte…
8. Detalhamento dos orçamentos e verba para o evento
Não há evento que se sustente sem um bom planejamento financeiro e por meio do cumprimento de um orçamento pré-estabelecido.
Levante todos os custos para isso, portanto, e tenha membros engajados em monitorar as despesas para que não exceda o limite e tampouco faltem recursos para a sua realização.
9. Divulgação da SIPAT
Deve existir um atrativo convite para participação da SIPAT. Nele, as pessoas devem saber o que esperar, quais são os atrativos e porque a presença delas é fundamental — assim como os benefícios de aprender o que vai ser explorado durante o evento.
Realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)
Com todas as etapas definidas, sua equipe deve se preparar para o dia a dia da SIPAT. Para isso:
- confirme se todos os materiais estão no seu devido lugar;
- verifique o funcionamento de todos os recursos da instalação (como luzes, sanitários, bebedouros etc.);
- sempre confira o bom funcionamento de eventuais equipamentos de áudio e vídeo;
- assegure que a lista de premiações e prêmios está 100% correta;
- cheque os brindes sorteados no dia dia a dia da SIPAT;
- monte a lista de presença.
Como fazer e o que falar na abertura de uma SIPAT?
Lembre-se que estamos falando sobre como organizar uma SIPAT e a sua, especificamente, segue um tema previamente definido.
Use isso como o combustível da sua fala de abertura do evento e sempre promova a importância da participação de todos e da conscientização sobre o tema. Também é importante destacar o aprendizado, ali, e especialmente que todos se divirtam no processo.
Quais são os três objetivos da SIPAT?
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho tem alguns objetivo bem definidos, como:
- divulgação, orientação e conscientização sobre a importância da prevenção de acidentes e da segurança no ambiente de trabalho.
- disseminar uma cultura de vigilância em saúde e segurança, para que o ambiente seja colaborativo e em prol das melhores práticas no trabalho.
- fortalecimento do vínculo entre os funcionários e a empresa.
E por falar em segurança no trabalho, acesse o nosso site e veja como as nossas soluções contribuem ativamente para a promoção de uma rotina corporativa segura e focada em saúde e na qualidade de vida dos colaboradores!
Gostaria que o comercial da SSO entrasse em contato com você?
Preencha o formulário abaixo
Cristiano Cecatto
Perito
Eng.mecânico
Eng.seg.trabalho
Mestre eng.produção
Membro ABHO no.1280
Certified Machinery Safety Expert – CMSE®