Como é feito o exame de espirometria: quando deve ser realizado?
Entender como é feito o exame de espirometria é muito importante tanto para os profissionais que se submeterão a ele, quanto para as empresas que o contratarão para averiguar a saúde dos funcionários.
Por isso, saber como esse exame funciona e quando deve ser realizado fará toda a diferença na rotina de avaliações periódicas de uma empresa.
Para te ajudar a entender melhor sobre o tema, a equipe SSO Ocupacional desenvolveu este artigo completo, com todas as principais informações. Basta continuar a leitura. Acompanhe!
Como é feito o exame de Espirometria: entenda o que é
O exame de espirometria é uma análise do fluxo de ar dos pulmões de um paciente.
Isso significa que é medida a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar e expirar a cada vez que respira.
É um exame realizado com a ajuda de um espirômetro, que mede a quantidade de entrada e saída de ar — não é nada agressivo e não provoca dor ou desconforto.
Os resultados dados pelo equipamento depois são analisados por um médico de saúde ocupacional qualificado, capaz de dar o diagnóstico do exame.
Para que serve o exame de espirometria?
Esse teste deve fazer parte dos exames rotineiros da empresa e serve para identificar problemas e doenças pulmonares, tais como:
- Asma;
- Bronquite;
- Alergias;
- Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
- Fibrose pulmonar e várias outras que podem afetar o trato respiratório.
Ao identificar essas doenças em estágio inicial, é possível começar o tratamento o quanto antes, de modo a promover a cura ou estabilização do problema rapidamente.
Além disso, caso o paciente já apresente alguma doença respiratória, é possível acompanhar o desenvolvimento da mesma e comparar cada teste, a fim de identificar padrões e expectativas.
De todo modo, é importante realizar esse exame para verificar se existem problemas e, em caso afirmativo, acompanhar o desenvolvimento do mesmo para escolher o melhor tratamento possível.
É preciso fazer alguma preparação antes do exame?
Nenhum item que acelere o metabolismo ou a respiração, como cafés, bebidas alcoólicas, fumos e remédios broncodilatadores devem ser evitados por cerca de 6 e 12 horas, respectivamente.
O exame não deve ser realizado caso a pessoa esteja com constipação nasal, ocasionada por gripes, resfriados ou rinites e sinusites atacadas.
Já na clínica, o paciente será direcionado a repousar e ficar “quietinho” por cerca de 10 minutos antes de o exame ser iniciado.
Assim, é possível acalmar a respiração, caso ele esteja ofegante por algum motivo, e ter resultados mais assertivos durante o exame.
Quem precisa fazer o exame de espirometria?
Após entender como é feito o exame de espirometria, é o momento de entender quem deve fazê-lo.
O exame de espirometria só pode ser realizado em pessoas acima de 7 anos de idade que estejam com as vias respiratórias normais, sem infecções durante os 15 dias anteriores à data do exame.
É importante que essa orientação seja seguida para que os resultados e diagnósticos não sejam alterados.
Além disso, todos os funcionários devem realizar esse teste periodicamente como parte dos exames periódicos.
Ainda, pessoas que têm problemas respiratórios já identificados precisam realizar esse exame com uma certa frequência, a fim de acompanhar o status da doença e verificar se o tratamento utilizado ainda é válido no seu caso.
Existem dois tipos de exames de espirometria que podem ser realizados: a clínica e a ocupacional.
Espirometria clínica
Entender como é feito o exame de espirometria clínica é simples: esse é um exame bem completo, que verifica todas as áreas do pulmão e dos tratos respiratórios.
Ele analisa desde a desenvoltura natural do conjunto respiratório até a qualidade do mesmo ao usar broncodilatadores.
Nessa segunda opção, é possível identificar quais são as doenças respiratórias existentes, bem como seus graus de obstrução.
Espirometria ocupacional
Também não é difícil de entender como é feito o exame de espirometria ocupacional — como o nome sugere, é destinada apenas a trabalhadores, sob as empresas responsáveis.
O teste faz parte dos exames de rotina das equipes e deve ser realizado com uma frequência ainda maior caso os funcionários sejam expostos a riscos respiratórios, como fumaças, reagentes químicos e poluentes.
Nesse exame, diferentemente do anterior, não são aplicadas doses de broncodilatador para intensificar a identificação de doenças respiratórias.
Ao contrário, é realizada apenas a primeira fase, com a respiração em seu estado natural, a fim de identificar qual é a qualidade habitual do fluxo de ar.
O uso dos broncodilatadores para um novo teste são recomendados pelos médicos apenas se identificarem alguma complicação ou dificuldade respiratória.
Interpretação do exame de espirometria
Para ter uma análise fiel e confiável de como é feito o exame de espirometria, é necessário realizá-lo com profissionais realmente qualificados e capacitados a realizar e diagnosticar o exame.
Por isso é importante saber onde buscar esses profissionais, a fim de não desperdiçar recursos como tempo e dinheiro em exames ineficazes.
Afinal, são várias as variáveis que precisam ser consideradas durante a análise do exame de espirometria, além de existir a necessidade de averiguar o caso como um todo, junto com outros exames anteriores do paciente e seus exames complementares.
O melhor modo é escolher uma clínica de saúde ocupacional renomada na sua região, como é o caso da SSO Ocupacional, altamente especializada em medicina do trabalho.
A equipe da SSO é extremamente completa, competente e comprometida com a saúde dos pacientes.
Assim, estão totalmente aptos a realizar exames de espirometria e analisar os resultados de modo categórico e satisfatório, indicando o melhor tratamento e cuidados que o profissional precisará ter a partir de então.
Vale a pena confiar na SSO Ocupacional para realizar o seu exame de espirometria! Com um dos melhores preços do mercado e equipamentos altamente confiáveis, o custo benefício de investir na SSO é nítido!
Agende agora mesmo seu exame com a SSO Ocupacional!
Conclusão
Percebeu como existem vários fatores envolvidos ao entender como é feito o exame de espirometria? Por isso, além de entender como ele é realizado e quando fazê-lo, é preciso confiar em uma equipe especializada.
Se você gosta desse tipo de conteúdo sobre o universo da Medicina do Trabalho, precisa conferir os outros artigos do Blog SSO Ocupacional!
São vários assuntos interessantes, que podem facilitar a vida de quem precisa contratar exames ocupacionais e lidar com a área de saúde e bem-estar dos funcionários de uma empresa. Vale a pena conferir!
Cristiano Cecatto
Perito
Eng.mecânico
Eng.seg.trabalho
Mestre eng.produção
Membro ABHO no.1280
Certified Machinery Safety Expert – CMSE®
[…] Exame de espirometria, para analisar possíveis doenças e distúrbios nas vias respiratórias; […]