AVALIAÇÃO DOS FATORES PSICOSSOCIAIS DA NR-35
AVALIAÇÃO DOS FATORES PSICOSSOCIAIS DA NR-35
Em 26 de março de 2012, conforme Portaria SIT número 313 de 23 de março de 2012, foi publicada a Norma Regulamentadora -35 (Trabalho em Altura) com a importante inclusão da avaliação dos fatores psicossociais , abordagem que considera, além dos exames clínicos, o estado de saúde emocional, emocional e os aspectos comportamentais de todos os profissionais que trabalham em alturas com riscos de acidente de trabalho.
Conforme especificado na norma NR-35 (Comentada) do Ministério do Trabalho e Emprego, subitem 35.4.1.2: Cabe ao empregador avaliar o estado de saúde dos trabalhadores que exercem atividades em altura, garantindo que:
- Os exames e a sistemática de avaliação sejam partes integrantes do Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional (PCMSO), devendo estar nele .
Entende-se o termo exames em sentido amplo, compreendendo a anamnese, o exame físico e, se indicados, os exames complementares a que é submetido o trabalhador, devendo todos os exames e a sistemática implementados estar consignados no PCMSO da empresa, considerando os trabalhos em altura que o trabalhador irá executar.
- A avaliação seja efetuada periodicamente, considerando os riscos envolvidos em cada situação.
A norma não estabelece uma periodicidade para avaliação dos trabalhadores que executam trabalhos em altura, cabendo ao médico coordenador, quando houver, ou ao médico examinador estabelecer a periodicidade da avaliação, observando a estabelecida na NR-17, a atividade que o trabalhador irá executar e o seu histórico clínico.
A avaliação médica deverá compreender, além dos principais fatores que possam causar quedas de plos elevados, os demais associados à tarefa, tais como: exigência de esforço físico, acuidade a relação exemplificativa, outros fatores poderão ser considerados.
- Seja realizado exame médico voltado às patologias que poderão originar mal súbito e queda de altura, considerando também os fatores psicossociais.
O médico examinador deve focar seu exame sobre patologias que possam originar mal súbito, tais como epilepsia e patologias crônicas descompensadas, como diabetes e hipertensão descompensadas etc. Fica reiterado que a indicação da necessidade de exames complementares é de responsabilidade do médico coordenador do PCMSO e/ou médico examinador.
Leia também: Exame Demissional: Entenda quando fazer e como funciona
FATORES PSICOSSOCIAIS
Os fatores psicossociais relacionados ao trabalho podem ser definidos como aquelas características do trabalho que funcionam como “estressores”, ou seja, implicam em grandes exigências no trabalho, combinadas com recursos insuficientes para o enfrentamento das mesmas.
SOBRE OS TESTES PSICOLÓGICOS
Os Psicólogos devidamente inscritos em seus conselhos regionais estão autorizados a utilizar vários instrumentos de avaliação psicológica, conhecidos como testes psicológicos ou “psicotécnicos” ou psicológicos, reconhecidos cientificamente pelo Conselho Federal de Psicologia, para que possa, ser utilizados ou não a critério deste profissional, associados a uma boa anamnese, para verificarmos, por exemplo, os aspectos cognitivos como a Atenção Concentrada e a Atenção Alternada do profissional que trabalha em altura com risco de acidente do trabalho.
Baseada em pesquisas e participação em vários simpósios e eventos relacionados à área de segurança e saúde no trabalho, nossa proposta é considerar além deste levantamento dos aspectos psicológicos, fatores que estejam associados à organização do trabalho, em relação à gestão em segurança e saúde de cada empresa, essa seria a situação ideal, mas sabemos que na prática é uma atividade que requer tempo e recursos humanos capacitados para esta análise a qual normalmente é realizada pelo profissional Técnico em Segurança do Trabalho.
Continuo com o propósito de realizarmos um trabalho multiprofissional e interdisciplinar com o objetivo de proporcionar aos funcionários um cuidado integral, nas diferentes especialidades, com o foco principal na prevenção dos acidentes de trabalhoe nas doenças ocupacionais.
Fonte: Revista CIPA número 400.
MÍRIAM CRISTINA ZAIDAN MOTA
Psicóloga – especialista em Neuropsicologia da empresa SSO MEDICINA ASSISTENCIAL E OCUPACIONAL
Autora da inclusão da Avaliação Psicossocial na Norma Regulamentadora NR – 35 (Trabalho em Altura).
Leia também: Exame de Retorno ao Trabalho: Entenda o que é e como é feito
Cristiano Cecatto
Perito
Eng.mecânico
Eng.seg.trabalho
Mestre eng.produção
Membro ABHO no.1280
Certified Machinery Safety Expert – CMSE®