Acidente com torno: principais riscos e como evitar!
O acidente com torno mecânico pode ser evitado a partir da implementação de medidas de segurança do trabalho, assim como da oferta de treinamentos e práticas de conscientização de colaboradores e equipes.
No Brasil, um conjunto de normas são aplicadas ao contexto do trabalho, tendo como objetivo a manutenção de níveis seguros e proteção da saúde dos colaboradores.
Mas, você sabe quais os principais riscos e como evitar um acidente com torno mecânico?
Neste artigo exclusivo a SSO Ocupacional explica tudo sobre os potenciais riscos, qual a legislação aplicável e como possibilitar níveis de segurança ocupacional ao contexto do trabalho com torno mecânico.
Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!
Acidente com torno: o que a lei diz sobre acidentes no trabalho?
O torno mecânico é uma máquina utilizada em trabalhos de usinagem em peças cilíndricas, a partir da rotação de um eixo e o contato com a ferramenta de corte.
Sua classificação como máquina ou equipamento, portanto, enquadra os cenários de risco na operação do torno mecânico nas diretrizes da NR-12 de Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos.
Esta normativa, expedida pelo Ministério do Trabalho, reúne um conjunto de parâmetros e referenciais de segurança, tendo em vista estabelecer normas para evitar riscos e estabelecer níveis seguros de trabalho.
Quando ocorre algum acidente com torno, um dos primeiros aspectos avaliados pela justiça brasileira é se a empresa atendia, ou não, os critérios determinados por esta Norma Regulamentadora.
Por este aspecto, além das medidas punitivas, sob o aspecto da responsabilidade civil da empresa, há também a possibilidade de multas relativas ao não cumprimento da NR-12.
Principais riscos de se trabalhar com torno mecânico
São vários os riscos com a operação do torno mecânico, demandando uma análise cuidadosa com base nas diretrizes da NR-12 e demais normas do trabalho aplicado caso a caso.
No entanto, alguns riscos são comuns e compreender suas características contribui para a sua prevenção. A seguir listamos os principais, apresentando seus potenciais riscos e características.
Aprisionamento ou enrolamento
Acidentes envolvendo partes do corpo do trabalhador podem ocorrer pelo aprisionamento ou enrolamento de roupas soltas, cabelos ou acessórios no torno.
Projeção de peças ou fragmentos
Peças trabalhadas ou fragmentos podem ser arremessados em alta velocidade, gerando um cenário de risco de ferimentos graves.
Cortes e perfurações
O manuseio inadequado de ferramentas ou componentes afiados também representam um dos principais riscos de acidente com torno mecânico.
Exposição a substâncias perigosas
Lubrificantes ou líquidos de refrigeração, quando em contato com o corpo, podem causar irritações ou, inclusive, intoxicação.
Queimaduras
Pelo atrito, as peças trabalhadas em torno tendem ao aquecimento. Nestes casos, os riscos de queimaduras aumentam, exigindo maior cuidado e compreensão dos processos durante a utilização do equipamento.
Acidentes elétricos
Instalações mal realizadas ou o acondicionamento indevido do equipamento podem representar cenários de risco de acidentes elétricos ou, inclusive, incêndios.
Esmagamento
A montagem ou desmontagem de peças de peso considerável também representam uma etapa que merece atenção, sobretudo, devido à possibilidade de acidentes por esmagamento.
Como diminuir ou zerar os acidentes com torno mecânico?
Algumas estratégias simples e de fácil implementação podem ser adotadas de modo que os acidentes com torno sejam evitados ou, inclusive, zerados.
Por exemplo, a realização de treinamentos, o fornecimento de EPIs, a realização de manutenção preventiva e, sobretudo, a implementação de práticas seguras de trabalho e ergonomia.
A seguir detalhamos cada um destes aspectos e seus impactos positivos tanto para as empresas quanto para os colaboradores.
Treinamento e conscientização dos trabalhadores
Treinar colaboradores e equipes, além de permitir uma maior sinergia entre as atividades realizadas na empresa, também possibilita a conscientização acerca do funcionamento e ricos na operação das máquinas e equipamentos.
Por um lado, a qualificação possibilita que cenários de riscos ocupacionais sejam evitados. Por outro, diminui, também, a incidência de acidentes e consequentes processos indenizatórios.
Estes treinamentos são direcionados, tendo em vista explicar aos colaboradores quais os procedimentos de segurança para operação de torno.
Uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)
A utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é entendida pela NR-12 e pela NR-6 como uma das estratégias e medidas fundamentais para o controle dos riscos na operação de maquinário.
Especificamente, os EPIs são de uso individual do trabalhador, sendo fabricados com o objetivo exclusivo de proteção contra riscos ocupacionais. Portanto, representam uma medida segura e eficaz na redução dos acidentes com torno.
Manutenção regular e inspeções de segurança das máquinas
A manutenção em equipamentos e máquinas permite que, antecipadamente, se identifiquem cenários de potencial risco ocupacional.
Estas medidas permitem a compreensão das condições de operação e funcionamento dos equipamentos, assim como da necessidade de substituição de peças e componentes. Aspecto que implica na redução dos cenários de risco.
Implementação de práticas seguras de trabalho e ergonomia
A implementação de práticas seguras de trabalho e ergonomia deve ser realizada a partir da inspeção, análise e mapeamento de riscos, com posterior elaboração de plano estratégico e laudo técnico.
Estes laudos registram todos os aspectos de riscos identificados na empresa e como superá-los a partir da adoção de práticas seguras, considerando-se a ergonomia como um dos critérios norteadores.
Para isso, é necessário a intervenção qualificada de profissionais legalmente habilitados e equipes técnicas que avaliam cenários, elaboram planejamentos e implementam novas práticas de segurança.
A SSO Ocupacional conta com um time altamente qualificado de profissionais, com registro e certificações técnicas, sendo habilitados para avaliação, diagnóstico, emissão de laudo e implementação de novas medidas de segurança.
Entre em contato com nosso time de atendimento e saiba como a SSO Ocupacional pode te ajudar!
Conclusão
Neste artigo exclusivo da SSO Ocupacional você aprendeu sobre quais os principais riscos e como evitar acidentes com torno mecânico.
O torno mecânico é uma máquina amplamente usada nos processos de usinagem e, devido à sua classificação legal, seus procedimentos de usos se enquadram nas diretrizes da Norma Regulamentadora NR-12.
A SSO Ocupacional é especializada em saúde ocupacional, medicina do trabalho e implementação de medidas de segurança do trabalho.
Contando com um time altamente qualificado, realizamos a análise, mapeamento, diagnóstico, emissão de laudo e implementação de estratégias destinadas à manutenção de níveis seguros em empresas de qualquer porte ou segmento.
Entre em contato com nosso time de atendimento e confira as condições especiais da SSO Ocupacional!
Cristiano Cecatto
Perito
Eng.mecânico
Eng.seg.trabalho
Mestre eng.produção
Membro ABHO no.1280
Certified Machinery Safety Expert – CMSE®