Dosimetria de ruído: saiba o que é e entenda a importância!
A dosimetria de ruído é um procedimento adotado na mensuração e qualificação dos ambientes de trabalho, com relação à exposição a níveis preocupantes ou adequados, de ruídos medidos em decibéis (dB).
Pré-definido em normativas técnicas e regulamentadoras expedidas pelo Ministério do Trabalho, além de alinhada com boas práticas gerenciais e de mercado, este procedimento permite a configuração de cenários seguros à saúde de colaboradores e equipes.
A pedido da SSO Ocupacional o time de especialistas em Saúde Ocupacional elaborou este artigo abordando tudo sobre a dosimetria de ruído: o que é, qual a sua importância, como é realizada e quais os benefícios para a sua empresa.
Continue no artigo e saiba tudo sobre o assunto!
O que é dosimetria de ruído?
Consiste em procedimento de avaliação da exposição do indivíduo a níveis de ruído durante a realização de suas atividades no contexto do trabalho. As cargas de ruídos são mensuradas por um dispositivo chamado dosímetro.
Este aparelho portátil é carregado pelo trabalhador ao longo de sua jornada de trabalho, medindo em períodos pré-determinados os níveis de ruídos em decibéis (dB). Desse modo, é possível identificar a exposição e avaliar a sua adequação ou inadequação de acordo com normativas técnicas.
Qual a sua importância?
A importância deste procedimento consiste na identificação de níveis preocupantes ou prejudiciais à saúde do trabalhador no contexto de suas atividades regulares. A partir dos dados, é possível quantificar e qualificar a exposição ao ruído em relação aos padrões estabelecidos como saudáveis.
Por isso, a realização dos procedimentos de medição da exposição ao ruído previne cenários prejudiciais à saúde do trabalhador, assim como permite às empresas a definição de estratégias em Saúde Ocupacional e de enquadramento em normas reguladoras expedidas pelo Ministério do Trabalho.
Como a dosimetria de ruído funciona?
A partir de um dispositivo chamado dosímetro, os níveis de ruído presentes nas zonas de trabalho são mapeados e registrados em intervalos de tempo pré-determinados. A partir desta medição é possível avaliar a intensidade do som e sua capacidade de gerar danos ao sistema de percepção auditiva.
Este dispositivo é carregado pelo trabalhador ao longo de suas atividades, por entre zonas de trabalho. Em intervalos pré-definidos, o medidor é acionado e capta os índices de vibração sonora medidas em níveis de decibéis (dB).
A partir de quadros e tabelas pré-estipuladas e definidas em estudos científico-acadêmicos no campo da saúde humana, os níveis são qualificados como adequados e em respeito aos parâmetros não prejudiciais, ou, ao contrário, preocupantes.
Como o cálculo dos decibéis é feito?
O cálculo de decibéis é realizado com base na relação quantificada entre nível de exposição (NE), dose diária de ruído (D) e tempo de duração da jornada de trabalho, medido em minutos (Te).
Estas variáveis são dispostas em equação pré-estabelecida capaz de informar, em porcentagem, os níveis de ruídos ao qual o trabalhador está sujeito ao longo de sua jornada de trabalho convencional em 8 horas.
A Norma de Higiene Ocupacional 01 (NH-01), expedida pelo Ministério do Trabalho em 2001, determina parâmetros e métodos de avaliação da exposição do trabalhador a níveis de ruído, qualificando a faixa de ruído aceitável e inaceitável.
Aproveite para ler também sobre anamnese audiológica e saiba mais sobre a sua importância.
Por que realizar a dosimetria de ruído é importante para minha empresa?
A realização de procedimentos de dosimetria de ruído pelas empresas apresenta uma gama de vantagens e importância, tendo em vista desde a preservação da saúde de colaboradores até a percepção de mercado da empresa.
- enquadramento e respeito às normativas técnicas do Ministério do Trabalho
- atenção à saúde de colaboradores e equipes
- melhoria no ambiente de trabalho e ganho de produtividade
- percepção de mercado da imagem da empresa
A atenção preventiva e ativa das empresas com a saúde de colaboradores e equipes implica na manutenção de ambientes de trabalho saudáveis ao exercício das atividades cotidianas, assim como na percepção geral das empresas como responsáveis e atentas a valores essenciais na atualidade.
Desse modo, sob o aspecto gerencial e diretivo, possibilitar ambientes seguros e saudáveis também impacta em outros aspectos, por exemplo, a percepção da marca (branding), valor de mercado (valuation) e alinhamento com aspectos sociais no ambiente corporativo (ESG).
Saúde dos colaboradores
Possibilitar cenários seguros à saúde de colaboradores e equipes é um dos valores essenciais a qualquer empresa. Sob o aspecto da prevenção de acidentes ou contexto de agravo à saúde, assim como da criação de espaços de baixa vulnerabilidade ou exposição a riscos.
A atenção preventiva impacta a organização do ambiente de trabalho e se estende ao âmbito operacional. Possibilitando, indiretamente, ganhos de produtividade pela percepção de bem-estar dos colaboradores.
Adequação às Normas regulamentadoras
Atender e respeitar as normas regulamentadoras respectivas à saúde de trabalhadores, assim como qualquer outro aspecto legal, implica em estado de segurança operacional e jurídica das empresas.
Por isso, é fundamental realizar a dosimetria de ruído e estar de acordo com todo o escopo normativo respectivo à implementação de ambientes seguros e saudáveis de trabalho.
Qual empresa contratar para realizar a dosimetria de ruído?
Vale destacar que o procedimento de dosimetria de ruído deve ser realizado, sempre, por profissionais qualificados, com expertise de mercado e capazes de identificar cenários prejudiciais à saúde de trabalhadores tendo em vista normas técnicas e boas práticas.
Desse modo, é fundamental a contratação de empresas especializadas e com pessoal qualificado para a realização de procedimentos de mensuração dos níveis de exposição a ruídos.
A SSO Ocupacional conta com uma equipe de profissionais expert em Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho, atendendo clientes de diversos portes e segmentos da economia, prestando serviços de excelência.
Entre em contato com nosso time de atendimento e confira as nossas condições!
Conclusão
A realização de procedimentos de dosimetria de ruído permite à gestão das empresas mapear e compreender cenários de potencial risco à saúde dos colaboradores, assim como implementar práticas preventivas e de cuidado social com as equipes e trabalhadores.
Sob o aspecto legal, o procedimento é determinado em normativas técnicas que definem e estabelecem metodologias de realização e avaliação dos índices mensurados. Desse modo, a dosimetria de ruído é realizada por profissionais qualificados e com expertise de mercado.
A SSO Ocupacional é especializada em Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho, realizando procedimentos e emitindo laudos que asseguram o alinhamento de sua empresa com as melhores práticas de mercado e normativas técnicas.
Entre em contato hoje ainda com nosso time de atendimento e confira nossas condições!
Cristiano Cecatto
Perito
Eng.mecânico
Eng.seg.trabalho
Mestre eng.produção
Membro ABHO no.1280
Certified Machinery Safety Expert – CMSE®