Ergonomia no Trabalho: entenda o que é e seus benefícios
Ao pensar no crescimento da sua empresa, é primordial focar em oferecer segurança e saúde aos colaboradores. O resultado estará na produtividade e qualidade do serviço.
Quando o assunto é segurança no ambiente profissional, a ergonomia é o pensamento mais óbvio, já que o seu objetivo é justamente melhorar a relação do funcionário com o seu trabalho.
Mas como uma empresa deve adotar as práticas da ergonomia no trabalho? De que forma isso pode gerar bons resultados à economia da empresa?
Entenda a seguir tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Leia também: O que é medicina no trabalho? Tire todas suas dúvidas!
O que é ergonomia no trabalho?
A ergonomia nada mais é do que uma ciência que tem como objetivo compreender qual o relacionamento de um profissional com as suas condições de trabalho, estabelecendo a partir daí normas para melhorar essa relação.
Em prática, a ergonomia no trabalho avalia o perfil dos colaboradores e estuda medidas para reduzir riscos, seja no ambiente profissional (melhorando o espaço físico da empresa e suas condições) ou na organização da rotina.
A ergonomia no ambiente de trabalho também contribui para que a interação entre o colaborador e as normas do trabalho seja pacífica, cuidando da saúde mental desse profissional.
Portanto, a ergonomia pode ser dividida em três etapas. Saiba mais abaixo.
Tipos de ergonomia
Cada tipo de ergonomia tem um fundamento e um objetivo. Conheça cada um delas e a melhor forma de adotá-las.
Ergonomia de correção
A ergonomia de correção está fundamentada nas alterações do ambiente profissional físico, buscando um maior bem estar para quem o ocupa.
Sendo assim, atua no espaço, iluminação, temperatura e ruídos, focando no conforto dos profissionais, além de na garantia das condições de salubridade.
As adaptações têm o objetivo corretivo, como por exemplo corrigir a climatização, modificar os móveis para melhor circulação, melhorar a iluminação e reduzir barulhos que possam atrapalhar o serviço ou mesmo expor profissionais a riscos.
Ergonomia física
A ergonomia física é muito semelhante à ergonomia de correção, mas está mais voltada para a manutenção desse espaço profissional antes mesmo de haver qualquer problema, de modo que ele venha a garantir a saúde física e mental dos colaboradores.
Isso envolve desde a qualidade dos materiais e equipamentos utilizados até mesmo a postura corporal dos profissionais durante o expediente.
A ergonomia física no trabalho envolve condições sanitárias, ventilação e arejamento, condições para o trabalho a ser exercido (ou seja, garantia de todos os equipamentos necessários para execução e conforto do trabalhador), sinalização adequada para saídas de emergência, organização e mais.
Ergonomia de concepção
A ergonomia de concepção atua de forma preventiva, ou seja, desde o projeto do ambiente profissional, com a intenção de proporcionar uma boa organização e condições de trabalho para os funcionários.
Muitas inadequações no ambiente de trabalho podem ser facilmente evitadas com essa análise prévia, evitando futuros transtornos para empresa e colaboradores.
Investir no planejamento com ergonomia no trabalho, nesse caso a ergonomia de concepção, poupa a empresa de desperdícios futuros tendo que realizar mudanças e correções.
Ergonomia participativa
A ergonomia participativa surgiu para que os próprios funcionários de uma empresa pudessem participar das decisões em prol de melhorar as condições de trabalho dentro do ambiente profissional.
Para que uma adaptação, correção ou planejamento surta um efeito positivo, é necessário ouvir quem de fato está vivenciando a experiência profissional naquele ambiente, ou seja: o colaborador.
Qual é a importância da ergonomia no trabalho?
A ergonomia no trabalho proporciona uma melhora na qualidade de vida do trabalhador em ambiente profissional e ainda evita futuros problemas financeiros e judiciais.
Saiba alguns motivos pelos quais a adoção da ergonomia é essencial para uma empresa.
Valoriza o profissional
Uma empresa sempre precisa enxergar um funcionário como indivíduo além do que ele produz.
A saúde mental e física desse colaborador está diretamente relacionada à sua produtividade, portanto, à produtividade da sua empresa.
Sendo assim, investir no bem estar dos funcionários é uma manifestação de valorização, não apenas ao resultado que ele pode oferecer, mas ao ser humano.
Com a aplicação da ergonomia no trabalho, a sua empresa estará dizendo aos funcionários que verdadeiramente se importa com eles, criando uma relação saudável e um ambiente harmônico, com uma equipe mais satisfeita.
Previne doenças ocupacionais
Doenças ocupacionais são enfermidades desenvolvidas em decorrência do ambiente profissional.
A ergonomia no trabalho é, sem dúvidas, a melhor forma de prevenir esse mal, zelando pela saúde do quadro de colaboradores.
Dores crônicas nas costas em decorrência de má postura, que pode ter a ver com móveis inadequados, lesões por movimentos repetitivos e doenças psicossociais são as doenças ocupacionais mais comuns, e todas podem ser evitadas com a adoção desse cuidado.
Jornadas de trabalho excessivas, ambiente hostil e intimidador, falta de conforto, seja nos móveis ou no ambiente em geral, tudo isso pode acarretar nesse tipo de problema, tornando a relação entre funcionário e empresa nociva.
A ergonomia se faz presente para reduzir qualquer chance de situações assim na sua empresa.
Otimiza os custos de saúde
Ainda sobre os benefícios da ergonomia no trabalho, é inevitável apontar o impacto econômico para as empresas.
Os custos com saúde em empresas de diversos segmentos são altíssimos, e a ergonomia é uma estratégia potente e eficaz de prevenção, reduzindo por exemplo a taxa de acionamento ao plano de saúde.
Benefícios da ergonomia no trabalho
Além da óbvia melhora na economia da empresa, a ergonomia também oferece muitos outros benefícios para o ambiente profissional. Confira!
Melhora na qualidade de vida
Com as mudanças adotadas, imediatamente se notará a melhora na qualidade de vida dos funcionários durante o expediente. Isso melhora o clima organizacional e aumenta muito o desempenho de cada profissional.
Além dos benefícios rápidos, a longo prazo, por prevenir doenças, também reduz a possibilidade de funcionários inativos por afastamento de saúde, aposentadoria ou invalidez.
Funcionários mais assíduos
A aplicação da ergonomia reduz drasticamente as faltas, atrasos ou saídas antes do horário dos funcionários em prol de questões de saúde.
Tudo isso afeta a produtividade e a rotina da empresa, o que inevitavelmente abala o clima organizacional e pode gerar prejuízos financeiros.
Com a nova prática, há uma redução evidente de absenteísmo, devido à qualidade de vida e bem estar dos funcionários.
Redução de atestados médicos
Como dito anteriormente, adotar a ergonomia no trabalho reduz o número de faltas e afastamentos médicos no geral. Isso também diminuirá a apresentação de atestados médicos.
Funcionários estressados, sobrecarregados ou suscetíveis a outras doenças ocupacionais irão se ausentar, e ao serem atendidos medicamente, apresentarão atestado médico para ter a sua falta justamente abonada.
Com maior bem estar e qualidade de vida através da ergonomia, existe a prevenção e minimização de fatores de risco, reduzindo esse tipo de situação.
Saiba como a SSO Ocupacional pode ajudar com o desenvolvimento de programas de ergonomia no trabalho
A SSO Consultoria oferece auxílio para desenvolver e implantar programas de ergonomia. Acesse e tenha acesso à nossa assessoria, toda pautada em pesquisas sérias que tem o objetivo de melhorar o conforto do trabalhador e reduzir riscos.
Conclusão
Funcionários valorizados irão também valorizar melhor a sua empresa, é uma lógica simples. Além disso, um profissional bem disposto irá naturalmente ter uma melhor produtividade na realização do seu trabalho.
Invista em ergonomia no trabalho e ofereça ao seu quadro de funcionários uma melhor qualidade de vida. Isso refletirá positivamente nos resultados da sua empresa!
Cristiano Cecatto
Perito
Eng.mecânico
Eng.seg.trabalho
Mestre eng.produção
Membro ABHO no.1280
Certified Machinery Safety Expert – CMSE®
[…] exame de retorno do trabalho é realizado com o objetivo de garantir que a saúde dos funcionários, anteriormente afastados de modo legal, esteja em boas condições, apta ao cargo e função que […]
[…] É solicitada em casos de solicitação de indenização por más condições de trabalho e ergonomia. […]