Diálogo diário de segurança (DDS) – Benefícios, como fazer e temas
O diálogo diário de segurança é um momento breve e objetivo para que seja facilitada a comunicação entre colaborador e gestão.
Assim, essa metodologia acaba trazendo diversos benefícios para ambos os lados, pois faz com que o colaborador se sinta valorizado e que a empresa aumente sua produtividade.
Porém, é importante conhecer outros detalhes sobre o assunto, como a melhor forma de fazer esses momentos o menos maçante possível.
Foi por isso que a SSO Ocupacional preparou esse conteúdo exclusivo. Vamos aprender mais sobre o diálogo diário de segurança?
Continue conosco e boa leitura!
O que é diálogo diário de segurança? (DDS)
O diálogo diário de segurança, de forma geral e bastante simplificada, é uma conversa rápida, objetiva e que deve ser realizada de forma rotineira com os colaboradores.
Nesse papo, os principais assuntos abordados devem estar focados na segurança no ambiente organizacional.
Seu objetivo, por sua vez, é promover maior conscientização aos colaboradores sobre a necessidade de sempre se atentar à segurança do trabalho.
Além disso, existem outros assuntos bastante pertinentes para se tratar durante um diálogo diário de segurança, tais como:
- correta utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI);
- cuidados com a saúde do trabalhador;
- limpeza e devida organização do ambiente organizacional;
- rotinas dos processos produtivos em conjunto com o meio ambiente.
Assim, podemos entender que o diálogo diário de segurança é uma metodologia altamente eficaz e que facilita a comunicação com os colaboradores sobre temas distintos.
Para que serve o diálogo de segurança? Por que aplicar o DDS?
Acima de qualquer coisa, o diálogo diário de segurança serve para criar um ambiente mais justo e íntegro, pois permite expor quais são os riscos de determinadas situações da empresa.
Além disso, ideias também são desenvolvidas a partir desse momentos entre gestores, muitas vezes, e colaboradores. Assim, todos tendem a ganhar (e muito!).
Vale ressaltar que, para não se tornar uma atividade considerada maçante, o DDS deve ser rápido e bastante objetivo, tendo a duração de, no máximo, 10 minutos.
Durante esse bate papo, as informações são transmitidas a todos e esse momento pode, sem dúvida, ser conduzido por um responsável habilitado no assunto, como você verá mais adiante.
Importante ainda mencionar que os resultados do diálogo diário de segurança são, prontamente, acompanhados por indicadores de desempenho, os quais são disponibilizados pela SST, são alguns:
- taxa de gravidade;
- rotatividade;
- taxa de frequência de acidentes;
- absenteísmo;
- treinamentos.
Conheça o trabalho de Consultoria de Ergonomia da SSO Ocupacional!
Benefícios do DDS na Segurança do Trabalho: Qual é a importância do diálogo diário de segurança?
Caso o DDS seja aplicado de forma adequada em um ambiente de trabalho, ele poderá ser um excelente diferencial para os negócios.
Afinal, de forma geral, é muito melhor trabalhar em um espaço que valoriza a saúde do colaborador e que está interessada em seu bem-estar do que outras que não se preocupam, não é mesmo?
Vale ressaltar que, por conta do breve período em que esses momentos acontecem, a probabilidade de ser efetivo é bem alta.
Assim, um dos grandes benefícios do DDS é promover motivação para um número maior de colaboradores, justamente para que estejam atentos aos cuidados com SST e, inclusive, com sua saúde.
Além disso, outros benefícios acompanham o diálogo diário de segurança, tais como:
- serve como momento para descontrair com os demais integrantes da empresa;
- auxilia no reforço de orientações que já foram transmitidas por meio de palestras e/ou treinamentos;
- estabelecer uma conexão com o SESMT e os colaboradores, sendo um passo decisivo para implantação da cultura de segurança do trabalho na empresa;
- possibilitar a promoção da saúde do trabalhador, a fim de formar um ambiente mais saudável e mais produtivo, diga-se de passagem;
- momento para conquistar a confiança e aumentar a credibilidade por parte dos colaboradores.
Quem pode aplicar um diálogo de segurança / Quem deve conduzir o DDS?
De forma geral, o diálogo diário de segurança pode ser aplicado e conduzido pelos seguintes profissionais:
- representante dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT);
- membro da CIPA;
- ou até mesmo pelo empregador.
Vale ressaltar, no entanto, que contar com uma empresa preparada para esse tipo de serviço pode ser um diferencial quando se quer alcançar resultados positivos.
Como fazer um diálogo diário de segurança na empresa?
O primeiro passo para fazer um diálogo diário de segurança na empresa é informar a todos sobre o que é essa metodologia e qual o procedimento necessário para realizá-la.
Após essa explicação inicial, incluindo o tema de sua importância, procure reservar de 5 a 15 minutos, antes mesmo de iniciar o expediente, para que esse momento seja realizado.
Importante mencionar que o responsável pelo DDS deve ser objetivo e claro, principalmente para que o momento não seja maçante para os colaboradores.
Isso porque, o DDS deve ser um momento em que o colaborador se sinta valorizado e motivado a participar. Caso contrário, os resultados não serão satisfatórios.
Diálogos de Segurança: Como fazer um DDS dinâmico e/ou motivacional?
A seleção dos temas é outro ponto que não deve ser deixado de lado, justamente para que não se torne uma coisa tão repetitiva.
Dessa forma, procure por casos que possam acontecer todos os dias e casos que sejam atuais.
Além disso, sempre que houver a oportunidade, convide profissionais de determinadas áreas, ou até mesmo especialistas para abordar um determinado assunto.
Agora, quando se diz respeito à frequência do diálogo diário de segurança, por mais que apareça a palavra “diário” nesse conceito, essa prática não precisa ser realizada todos os dias.
Dessa forma, é importante que a gestão e os responsáveis pelo DDS ajustem essa metodologia à realidade da empresa, justamente para acontecer quando for mais conveniente.
Quais os principais temas para DDS – Diálogo Diário de Segurança?
Acredite: segurança e saúde no trabalho não são os únicos temas para se tratar em um diálogo diário de segurança.
Abaixo, preparamos uma lista com temas variados que podem ser aplicados nesses momentos na sua empresa.
Confira!
- Importância da correta utilização de EPI;
- Orientações baseadas nas NRs;
- Periculosidade e insalubridade;
- Cuidados com trabalhos realizados em altura;
- Importância e atuação da CIPA;
- Entendendo como funciona os mapas de risco;
- Saúde emocional;
- Importância da prática de atividade física regular;
- Ter uma alimentação saudável e equilibradas;
- Importância do consumo consciente e da reciclagem;
- Relação trabalho x casa e seu legado para a sustentabilidade.
Conclusão
No conteúdo de hoje, você conseguiu aprender sobre o diálogo diário de segurança (DDS) e sua relevância para a construção de um ambiente corporativo de qualidade.
Além disso, aprendeu dicas valiosas sobre como montar esses momentos sem torná-lo maçante para os trabalhadores.
Inclusive, pode contar com uma excelente seleção de temas que a SSO Ocupacional listou para que esse momento seja de fortes conexões entre a empresa e o colaborador.
E aí, gostou de aprender mais sobre o diálogo diário de segurança?
Então, entre em contato conosco agora mesmo e veja todas as soluções que a SSO Ocupacional tem para o seu negócio.
Cristiano Cecatto
Perito
Eng.mecânico
Eng.seg.trabalho
Mestre eng.produção
Membro ABHO no.1280
Certified Machinery Safety Expert – CMSE®