Veja abaixo os serviços de Psicologia e Neuropsicologia que a SSO oferece, e entenda como cada um pode auxiliar a sua empresa e seus funcionários.

AVALIAÇÃO PSICOSSOCIAL – NR-35
(TRABALHO EM ALTURA)


AVALIAÇÃO PSICOSSOCIAL – NR-33
(SEGURANÇA E SAÚDE NOS TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS)


CONSULTA PSICOLÓGICA


ERGONOMIA COGNITIVA


ELABORAÇÃO DO PERFIL PROFISSIOGRÁFICO


AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA BREVE

EXAME PSICOLÓGICO


ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL

AVALIAÇÃO DA MEMÓRIA

AVALIAÇÃO DO SOFRIMENTO PSÍQUICO


CONSULTORIA EM COMPORTAMENTO SEGURO


TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

REABILITAÇÃO PROFISSIONAL


AVALIAÇÃO EM SAÚDE MENTAL NO TRABALHO


CONSULTORIA EM ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO

O que é:


A Avaliação Psicossocial refere-se a análise realizada de acordo com critérios dos profissionais de Psicologia, como parte dos exames periódicos complementares, através da utilização de instrumentos denominados testes psicológicos, elaborados e reconhecidos cientificamente pelo Conselho Federal de Psicologia.

Para que serve:


Nos trabalhos realizados em altura, especificamente acima de 2 metros com risco de queda, há uma grande demanda relacionada aos fatores psicossociais, ou seja, características do trabalho que agem como “estressores”, ou seja, implicam em grandes exigências físicas e psíquicas combinadas com recursos pessoais insuficientes para o enfrentamento. O principal objetivo da Avaliação Psicossocial é identificar, avaliar e orientar quanto aos aspectos da personalidade e cognitivos analisados de forma individual para o alcance maior em Saúde Ocupacional que é a prevenção dos danos físicos, emocionais e sociais dos colaboradores.

Os benefícios:


Para as empresas que atuam no ramo de atividades relacionadas aos trabalhos em altura, ao manter a conformidade em relação a Norma Regulamentadora (NR-35), evita a autuação de encargos e multas, bem como, a prevenção dos Acidentes de Trabalho.

O que é:


A Avaliação Psicossocial será realizada como instrumento de estudo da personalidade, bem como, dos aspectos cognitivos como a atenção concentrada e a atenção alternada para análise do grau de recursos pessoais para o enfrentamento dos agentes considerados potenciais causadores de danos à saúde física, emocional e social dos colaboradores.

Para que serve:


Em função da diversidade de locais que são considerados espaços confinados, ou seja, não foram projetados para a ocupação humana, é exigido por lei que o empregador informe ao trabalhador, os riscos existentes antes de entrar ao local de trabalho, os quais podem ser, redes e galerias subterrâneas, tanques, bueiros, caixas d’águas, caldeiras, silos, porões de navios, dentre outros , com difícil acesso e com pouca ou nenhuma ventilação.

Os benefícios:


Para as empresas que atuam no ramo de atividades relacionadas aos trabalhos em espaços confinados, ao manter a conformidade em relação a Norma Regulamentadora (NR-33), evita a autuação de encargos e multas, bem como, a prevenção dos Acidentes de Trabalho.

O que é:


Entrevista individual realizada por profissional habilitado em Psicologia para análise, aconselhamento e encaminhamentos de problemas relacionados ao comportamento humano.

Para que serve:


Apoio psicológico e orientação para problemas emocionais, distúrbios de comportamento, psicodiagnóstico, conflitos pessoais e profissionais.

Os benefícios:


Aconselhamento e apoio psicológico para o enfrentamento dos fatores psicossociais relacionados ao trabalho, bem como, conflitos pessoais e familiares.

O que é:


Especialidade que realiza estudo referente ao grau de esforço mental exigido em algumas profissões.

Para que serve:


Avaliar a capacidade de memorização, atenção, percepção e demais processos cognitivos relacionados às atividades laborais.

Os benefícios:


Proporcionar condições de bem estar no trabalho, redução nos níveis de stress, além de melhorar a performance cognitiva dos colaboradores.

O que é:


Trata-se de uma ferramenta que auxilia no levantamento das características psicológicas para traçar o perfil mais adequado para determinada função.

Para que serve:


Através da entrevista com os gestores de áreas, verifica-se quais os conhecimentos técnicos, habilidades e aptidões estão presentes em uma pessoa para que tenha um bom desempenho em suas atividades profissionais.

Os benefícios:


Queda nos índices de absenteísmo, redução de doenças ocupacionais e prevenção dos acidentes de trabalho.

O que é:


Refere-se a avaliação com uso de testes, as principais funções neuropsicológicas realizadas por profissional Neuropsicólogo habilitado.

Para que serve:


Avaliar as funções cognitivas do comportamento humano como: atenção e concentração, percepção visual, memórias, linguagem oral e escrita, habilidades visuoconstrutivas e as funções executivas.

Os benefícios:


Indicada para funções que exijam alta performance cognitiva dos colaboradores, por exemplo, pilotos de aeronaves, condutores de veículos (trem, metrô), operadores de máquinas, dentre outras.

O que é:


Realizado por Psicólogos habilitados para análises de processos psicológicos e perfil de personalidade.

Para que serve:


Verificar a aptidão psíquica para determinada função, por exemplo, após transferência de cargos, alterações no desempenho profissional, atestado psicológico, dentre outros.

Os benefícios:


Eficácia na adequação do colaborador ao cargo pretendido, redução na rotatividade dos colaboradores.

O que é:


É uma ferramenta que auxilia na reflexão sobre as questões relacionadas a escolha profissional.

Para que serve:


Auxiliar no levantamento das aptidões e habilidades pessoais relacionados as variadas áreas de atuação como tecnológicas, assistenciais, artísticas, dentre outras.

Os benefícios:


Satisfação pessoal e melhor desempenho no exercício das atividades laborais.

O que é:


É um processo realizado para se verificar as habilidades pessoais e profissionais para determinado cargo ou função em diferentes áreas de trabalho.

Para que serve:


O principal objetivo é o ajuste entre as habilidades pessoais e as atribuições exigidas para o cargo ou função.

Os benefícios:


Eficácia na adequação dos postos de trabalho, melhor desempenho, redução nos índices de doenças ocupacionais e de acidentes do trabalho.

O que é:


Esta avaliação é realizada por profissional Neuropsicólogo habilitado de modo individual com a utilização de instrumentos validados para esta finalidade.

Para que serve:


Em algumas atividades de trabalho é imprescindível algumas funções cognitivas, dentre elas, a memória do trabalho, também conhecida como memória de curta duração, ou seja, a capacidade ou não em se recuperar uma informação em curto período de tempo.

Os benefícios:


Para o ambiente corporativo é importante para o colaborador que exerce atividade com uma sobrecarga maior de informações a serem retidas, evitando-se principalmente os riscos de acidentes do trabalho.

O que é:


O sofrimento psíquico refere-se aos transtornos psíquicos como o esgotamento profissional (Síndrome de Burnout), Depressão, Transtornos de ansiedade, Stress, dentre outros.

Para que serve:


Através da avaliação de instrumentos psicológicos na análise dos recursos pessoais, bem como, levantamento das condições insalubres de trabalho que podem causar danos psíquicos a saúde mental dos colaboradores.

Os benefícios:


Diminuição nos índices de absenteísmo e nos afastamentos causados pro doenças ocupacionais, além de proporcionar sentimentos de mais segurança e harmonia no ambiente profissional.

O que é:


O comportamento seguro faz parte das atividades relacionadas a Psicologia da Segurança do Trabalho, cujo significado é o estudo e a aplicação do componente segurança na conduta humana.

Para que serve:


Identificar os riscos potenciais de acidentes através de modelos de análises da conduta, os elementos que poderão ocasionar as condutas inseguras e os que sustentam os seguros.

Os benefícios:


Redução nos índices de acidente de trabalho e maior conscientização para o fator pessoal de insegurança.

O que é:


Este treinamento é direcionado para os profissionais que ocupam cargos de liderança, supervisores, gestores e chefias.

Para que serve:


O principal objetivo deste treinamento é o levantamento das habilidades de relacionamento interpessoal existentes e os potenciais a serem desenvolvidos, numa abordagem da andragogia.

Os benefícios:


Melhor desempenho nos trabalhos realizados em equipes.

O que é:


Trata-se de uma intervenção clínica individual direcionadas às pessoas que em decorrência de alguma doença ou acidente de trabalho comprometeu alguma função do ponto de vista cognitivo.

Para que serve:


É realizada inicialmente uma avaliação neuropsicológica com objetivo de levantamento das funções cognitivas preservadas em relação às que precisam ser estimuladas através de exercícios e jogos educativos.

Os benefícios:


Do ponto de vista pessoal, o restabelecimento das funções cognitivas que foram comprometidas. Para as empresas a possibilidade de retorno ao mesmo posto de trabalho ou na mudança de função.

O que é:


Esta avaliação é realizada individualmente através de testes psicológicos de uso exclusivo de Psicólogos habilitados.

Para que serve:


O principal objetivo da avaliação em saúde mental é verificar o grau de comprometimento psíquico como: nível de ansiedade, depressão, stress, relacionados ao trabalho.

Os benefícios:


Facilitar o diálogo sobre a prevenção de doenças mentais relacionadas ao mundo corporativo.

O que é:


Atendimento individualizado para os colaboradores que tiveram sofrimento emocional decorrente de assédio moral no trabalho.

Para que serve:


Apoio psicológico e orientação nos casos confirmados de assédio moral no ambiente de trabalho.

Os benefícios:


Para as empresas podem ser realizados os treinamentos de “Ajustamento de Conduta”.